Tor é uma rede de túneis virtuais permitindo às pessoas e organizações aumentar a sua segurança e privacidade na Internet. Também permite aos programadores, criar novas ferramentas de comunicação que incorporem características de privacidade. Tor fornece a base para uma gama de aplicações que possibilitam que organizações e particulares partilhem informação através de redes públicas sem comprometer a sua privacidade.
Desde a marinha norte-americana aos particulares, milhares de pessoas usam o Tor para navegar na Internet. A grande variedade de pessoas que usam Tor é de facto parte do que o faz tão seguro. Tor esconde-o entre todos os outros utilizadores da rede, assim quanto maior e mais diversificada for a base de utilizadores de Tor, melhor protege o seu anonimato.
Usar Tor oferece protecção contra uma forma comum de vigilância na Internet conhecida como “análise de tráfego”. Análise de tráfego pode ser usada para inferir quem está a comunicar com quem, sobre uma rede pública. Conhecer a origem e o destino do seu tráfego Internet, permite que outrem deduza os seus hábitos e interesses.
Tor ajuda a reduzir os riscos da análise de tráfego, tanto simples como sofisticada, distribuindo as suas transacções por vários pontos diferentes da Internet, de forma que nenhum único ponto o possa ligar ao seu destino. A ideia é semelhante a usar um caminho sinuoso, difícil de seguir, e periodicamente apagando as nossas pegadas, com o intuito de despistar alguém que nos siga. Em vez de seguirem uma rota directa desde a origem ao destino, os pacotes na rede Tor seguem um caminho aleatório através de diversos servidores, que ocultam a sua passagem, de modo a que nenhum observador, em nenhuma parte do percurso, seja capaz de determinar de onde vêm os dados nem para onde se dirigem.
No entanto, isto não pode resolver todos os problemas de anonimato. Só se centra em proteger o transporte dos dados. Você tem de usar software de apoio específico para o protocolo em questão se não quiser que os sites que visita registem os seus dados de identificação. Por exemplo, pode usar um proxy Web para bloquear cookies e ocultar informação do browser enquanto navega. Há dezenas. Os melhores e mais recomendados são o Anonymouse.org e o Proxy.cd.
Tendo em conta o elevado número de versões para os diferentes sistemas operativos, o melhor mesmo é visitar a página oficial e descarregar aquela que corresponde às suas necessidades. Lá irá também encontrar toda a documentação necessária para começar desde já a usar o Tor. Para finalizar, os utilizadores do Mozilla Firefox têm ao seu dispor uma extensão chamada Torbutton que lhe permite activar e desactivar a aplicação sem sair do browser. Divirtam-se!