Nesta evolução constante, aumento do tamanho dos discos, largura de banda de Internet, conteúdos guardados nos discos, ao longo do tempo em que se utiliza o computador, onde criamos, modificamos e apagamos ficheiros, a sequência de cluster perde a lógica de encadeamento, isto é coloca partes do que estamos a gravar onde tiver indicação de disponibilidade, em vez de colocar um ficheiros nos clusters 4, 5, 6 e 7, esse ficheiros poderá ser colocado nos clusters 4, 25, 18 e 1024. É a isto que de forma muito sintética chamamos de fragmentação.
Os sistemas baseados em Windows trazem uma ferramenta muito simples e básica os Desfragmentadores de Disco. No entanto para alguns esta opção não e suficiente e pretendem uma solução mais poderosa. Para colmatar essa lacuna surgiram varias alternativas, a que aqui apresentamos chama-se UltraDefrag e em tempos já foi referida por nós.
Esta ferramenta é uma poderosa aplicação Open Source de desfragmentação para o Windows. Tem um motor rápido criado em modo Kernel, digamos que foi criado como uma camada de software próxima do hardware, com chaves de código dirigido ao hardware. Com 3 interfaces disponíveis, interface gráfico, consola e nativo torna-se numa ferramenta minimalista e versátil.
O programa apresenta recursos interessantes, como desfragmentação de ficheiros ou pastas únicos, além do útil trabalho de boot, onde o processo é feito na inicialização do sistema, possibilitando a movimentação de ficheiros que, com o Windows aberto, não podem ser mexidos, como o pagefile.sys, por exemplo.
Vária alterações forma efectuadas na aparência do programa, incluindo o idioma do nosso país.
Consulte aqui as novidades desta versão.