Pplware

Ubuntu, instalação fácil de controladores gráficos

Devido ao enorme processo de evolução que o Linux tem sido alvo, têm-se verificado grandes avanços no campo de hardware suportado. É de facto uma boa notícia para si porque saberá que brevemente poderá tirar partido do seu hardware ultra recente e topo de gama. Porém, se está naqueles casos em que a sua placa gráfica teima em não funcionar da melhor forma pode haver uma solução.

Pode agora reduzir a espera para que o driver mais recente da sua placa gráfica, esteja disponível numa versão do Ubuntu que só sairá daqui a uns meses. Foi criado um repositório de Ubuntu com actualizações periódicas das últimas versões dos drivers open source incluídos no projecto xorg.

Neste repositório poderá encontrar suporte melhorado devido à inclusão de controladores mais recentes, para já, inclui controladores das placas gráficas da Intel, ATI, Savage e driver genérico VESA. Este repositório foi pensado de modo a dar suporte à família de Ubuntu desde a versão Hardy Heron até à próxima geração da distribuição da Canonical com o nome de código Karmic Koala.

Os passos para instalação são muito parecidos com os explicados no mais recente Screencast da Ana Narciso, razão pela qual lhe aconselho que dê uma olhada.

Para instalar este repositório, deverá primeiro de tudo obter a chave de autenticação do servidor. Pode aceder a este link para copiar e colar a chave de autenticação num ficheiro de texto, ficando algo parecido com a seguinte imagem:

Grave o ficheiro num formato txt. De seguida proceda ao seu companheiro de sempre nas instalações do Ubuntu o Gestor de pacotes Synaptic, poderá encontrá-lo no menu Sistema > Administração. Deverá posteriormente recorrer no Synaptic ao menu Configurações > Repositórios e seleccionar o separador “Aplicações de Terceiros” .

Carregue no botão adicionar desse ecrã, deverá de seguida adicionar os repositórios para a versão que pretender actualizar os drivers do Ubuntu. De seguida são apresentadas as linhas apt que deve adicionar (uma de cada vez) caso esteja a usar a versão 9.04 (Jaunty Jackalope).  deb http://ppa.launchpad.net/xorg-edgers/ppa/ubuntu jaunty main deb-src http://ppa.launchpad.net/xorg-edgers/ppa/ubuntu jaunty main

Caso queira adicionar este repositório no Intreprid Ibex ou Hardy Heron, deverá substituir a designação do link a negrito por Intrepid e Hardy respectivamente. Na minha máquina de teste, instalei no hardy heron no seguinte exemplo.

Uma vez concluída esta tarefa carregue no botão “Adicionar Fonte”. Proceda agora à validação do repositório recorrendo à chave que guardou anteriormente, Seleccione o separador Autenticação e carregue no botão “Importar Ficheiros de Chaves”, procure de seguida o sítio do disco onde guardou o ficheiro com a chave de autenticação do repositório. Caso corra tudo normalmente deverá  apresentar-lhe a imagem de seguinte com a entrada seleccionada.

De seguida, carregue no botão fechar da caixa de diálogo e na barra de ferramentas do Synaptic carregue no botão “Recarregar”, para que o Synaptic actualize a sua Lista de ficheiros. Assim que o processo concluir pode proceder de uma forma imediata à actualização dos seus controladores, clique para o efeito no botão “Marcar todas as Actualizações”. Poderá verificar na lista de confirmação de actualização alguns dos pacotes novos antes de seleccionar “Marcar”.

Terminado este processo, deve escolher a opção Aplicar e esperar que todo o processo de download e instalaçãod e pacotes seja concluido. Deverá após o término do processo reiniciar o seu computador de modo a que as alterações possam surtir efeito.

Já tínhamos falado aqui, da disponibilização da equipa de Kernel do Ubuntu de um endereço onde pode descarregar kernels de linux em fase experimental.

Este repositório é mais um passo da comunidade Ubuntu, de modo a tentar solucionar um dos problemas que os utilizadores em Linux são mais afectados, a correcta detecção e funcionamento das suas placas gráficas.

Estes drivers também podem solucionar alguns problemas ao nível de efeitos de desktop, principalmente em placas Intel, onde em casos pontuais os controladores são colocados em Blacklist pelo Compiz.

Licença: GNU GPL Sistemas Operativos: GNU/Linux Ubuntu Homepage: xorg crack pushers

Exit mobile version