Existem muitos e bons serviços de blogs espalhados pela Internet. Um dos mais simplistas que conheço é o Tumblr, quer permite que criem o vosso blog em poucos minutos e que façam a sua gestão de forma muito rápida e sem qualquer complicação.
Infelizmente o Tumblr não tem nenhum cliente que possamos usar em Windows, o que seria uma grande mais-valia para este serviço. Felizmente houve quem metesse mãos à obra e criasse o TumbleDeck, o cliente para Windows para o Tumblr.
O TumbleDeck é um cliente muito simples para o Tumblr e permite que façam a criação de artigos neste serviço com meia dúzia de cliques. A sua interface é minimalista e muito simples de usar.
Com o TumbleDeck vão deixar de aceder à interface do Tumblr e vão poder, a partir do vosso Ambiente de Trabalho, colocar artigos dos tipos que o Tumblr disponibiliza.
A forma de usar é simples e têm acesso a todos os recursos que a interface web vos proporciona, com a vantagem de estarem num cliente no vosso Windows.
Basta que coloquem na interface do TumbleDeck os dados da vossa conta do Tumblr e façam login para que o possam usar.
Depois de autenticados podem usar o botão My Tumblr para criarem os vossos artigos. É-vos mostrado um menu e na opção Create New podem escolher o tipo de artigo que pretendem.
Ao escolherem um desses tipos de artigos, é-vos mostrada uma caixa onde podem colocar o título e o texto que pretendem que seja publicado.
Podem colocar html directamente na caixa do artigo e ele tratará de o converter e gravar na forma correcta.
Existe ainda a possibilidade de colocarem as tags que pretenderem e de tornar o artigo privado.
Ao carregarem no botão Create Post, os conteúdos que colocaram são enviados para o Tumblr e o post é disponibilizado para todos.
Por forma a confirmarem que o artigo foi correctamente submetido é-vos mostrada uma caixa com esse alerta.
Notei no TumbleDeck a falta de algumas funções que o Tumblr tem na sua interface. A título de exemplo, não existe a possibilidade de gerirmos vários blogs e não existe forma de enviarmos imagens para os servidores da Tumblr.
No entanto, e porque está numa fase Alfa, acreditamos que o TumbleDeck venha a incorporar essas funcionalidades e se torne, ainda mais, uma alternativa à interface web do Tumblr.
Se são utilizadores do serviço que o Tumblr disponibiliza então esta é uma ferramenta a testarem.