O browser que, segundo o analista Douglas Anmuth, irá ultrapassar o Firefox, dentro de dois anos, volta ao Peopleware. Depois de termos analisado e disponibilizado alguns temas para o Google Chrome, quer conhecer os segredos do Chrome?
Tal como no Firefox, há inúmeras páginas escondidas no Google Chrome. Algumas com pouca utilidade, outras com informação mais detalhada e técnica. Vamos então conhecer algumas:
about: ou about:versionPágina com informações sobre sobre o Google Chrome, desde a versão ao user agent.
about:cacheAqui pode encontrar todos os ficheiros em cache no seu web browser.
about:histogramsUma lista de histogramas e contadores de funções internas do Google Chrome.
about:networkNesta página, clique no botão Start I/O tracking e abra um novo separador. Ser-lhe-ão mostrados todos os elementos carregados neste novo separador, de imagens a favicons, passando por ficheiros de CSS, JS, e outros!
about:statsUma divertida nota no topo da página faz saber que esta página é secreta! Provavelmente, será utilizada para obter informação útil e diagnosticar em caso de bugs ou outros problemas.
about:memoryAqui encontrará estatísticas da utilização de recursos de todos os processos do Google Chrome. Mais interessante do que isso, são também listados outros browsers, caso em execução, para que os possa comparar.
about:dnsO Google Chrome é capaz de guardar informações sobre o DNS dos sites que visita para que, numa próxima utilização, estes abram com maior rapidez. Este modo pode ser desactivado na janela de opções.
about:pluginsAqui poderá encontrar uma lista de todos os plugins instalados para o Google Chrome: Silverlight, Shockwave, ActiveX e até o Google Gears e Google Update.
The Tubes are Clogged! lê-se no título desta página. Apenas uma brincadeira, partindo das palavras do Senador norte-americano Ted Stevens, que não funciona no Windows Vista. Aqui encontrará um… screensaver do Windows!
about:crashSe ainda não encontrou o ecrã Sad Tab do Google Chrome, saiba nesta página como é!
about:hangDigite este comando num separador já existente e o seu processo será congelado. Não poderá fazer mais nada nele, embora todos os outros continuem a funcionar.
Por fim, algo mais sério. Já sabemos que cada separador funciona em sandbox ou, em bom português, numa caixa de areia. Desta forma, tudo fica lá, em diferentes processos, evitando que uma falha afecte toda a aplicação. Quer mesmo saber como estragar tudo?
about:%Com este comando, não há nada que o salve. O Google Chrome bloqueia e tudo o que pode fazer é fechá-lo e voltar a abrir. Nada muito importante, apenas mais um dos muitos segredos deste navegador. Na verdade, basta digitar % seguido de dois pontos ( : ) e o Google Chrome irá sempre falhar. Experimente com pplware:%. 😉
Até ao momento 8 bugs foram confirmados no Google Chrome. A maioria prende-se com falhas no WebKit e não com o próprio web browser.