Pplware

TOP 5 – Ferramentas para montar imagens ISO e não só…

Ainda se lembra da última vez que usou um CD ou DVD? É provável que já tenha sido há algum tempo pois hoje em dia há alternativas bem mais práticas como uma simples imagem ISO.

Sistemas operativos como o Windows 10 ou até mesmo o macOS já nos permitem montar facilmente, e de forma nativa, ficheiros ISO. No entanto há ferramentas de terceiros que também o fazem e que nos disponibilizam mais opções. Vamos conhecer 5 dessas ferramentas.

Um ficheiro ISO (.iso) pode representar o conteúdo de um CD u oDVD, num sistema de ficheiros ISO9660 (norma internacional de armazenamento de dados). Desta forma, podemos ter todo o conteúdo de um destes suportes óticos mas sem a parte física.

1 – PowerISO

O PowerISO é uma das ferramentas mais completas para montar imagens ISO, assim como os formatos BIN, CDI, NRG e DAA. Com o PowerISO é possível criar PensUSB de arranque de uma forma muito simples. Com esta ferramenta, que está disponível para os principais sistemas operativos, é ainda possível gravar Áudio CDs a partir de ficheiros MP3, entre outras funcionalidades.

A versão gratuita do PowerISO permite realizar algumas operações. A versão completa custa US$29.95.

Sistemas Operativos: Windows, Linux e macOS

O WinCDEmu é um software de código aberto que suporta ficheiros/imagens ISO, CUE, Bin, RAW, IMG e SMB. Basicamente, após instalar, o utilizador só tem de dar um clique na imagem que pretende abrir e está é montada automaticamente aparecendo no Menu Computador.

Sistemas Operativos: Windows

 

O DAEMON Tools é provavelmente uma das ferramentas mais populares neste segmento. Permite a reprodução de ficheiros áudio do tipo FLAC e APE e tem suporte para uma vasta lista de formatos de imagem, como por exemplo, ISO, BIN/CUE e CCD.

Sistemas Operativos: Mac

4 – AnyToISO

AnyToISO é um tudo-em-um no que toca à criação de ficheiros ISO a partir de tudo: a partir de outras imagens, a partir de CD, DVD, Blue-ray, a partir de pastas locais, etc. Permite a extração de qualquer tipo de ficheiro de imagem de CD/DVD encontrado na Internet.

Sistemas Operativos: Windows e Mac

O AcetoneISO é uma ferramenta direcionada para sistemas GNU/Linux. Oferece um conjunto vasto de opções e suporte para vários formatos, como por exemplo, ISO, BIN, NRG e MDF. Esta ferramenta permite, por exemplo, fazer download de vídeos do youtube.

Sistemas Operativos: Linux

Apesar de nos dias de hoje já não serem ferramentas fundamentais nos nossos sistemas operativos, podem dar sempre jeito tendo em conta outras funcionalidades que oferecem.

Que outras ferramentas incluíam neste TOP?

Leia também…

Exit mobile version