Apesar de existirem muitos IDEs dedicados para determinadas linguagens de programação, uma das ferramentas que está sempre à mão de qualquer programador é um editor de texto.
No Pplware já apresentamos os mais populares, mas hoje deixamos aqui um pequeno TOP 10 daqueles disponibilizam funções/características que ajudam no trabalho de qualquer programador.
1) Sublime Text
Sublime Text é um editor de texto e código-fonte multiplataforma, escrito em linguagem C++, que foi inicialmente pensado para ser uma extensão do vim. Este editor oferece recursos extraordinários e um desempenho simplesmente surpreendente.
Uma das características mais fantásticas deste editor é a função “multi-caret editing” que permite escrever a mesma coisa em diversos sítios.
2) ATOM
O Atom, o popular editor de código do Github, é um dos preferidos dos programadores devido às funcionalidades que oferece. O Atom permite que os programadores acedam à semântica de várias linguagens de programação, à integração com o Git e (claro) com o próprio Github, a temas completamente personalizáveis e o acesso a uma comunidade que está a desenvolver e a criar módulos e extensões para o Atom.
O Atom foi escrito em HTML e JavaScript e o utilizador pode facilmente personalizar a interface via CSS.
3) Notepad++
O Notepad++ é um poderosíssimo editor de texto que combina uma série de funcionalidades que facilitam o trabalho de qualquer pessoa que trabalhe com texto digital.
É bastante leve, reconhece a sintaxe de aproximadamente 40 linguagens de programação (C, C++, HTML, XML, ASP, JAVA, SQL, Perl, Python, HTML5, CSS entre outras com sistema syntax highlight, excelente para programadores).
4) Light Table
Light Table é um considerado um editor de texto altamente moderno e inovador. Este editor pode ser facilmente personalizado, podemos embeber gráficos e ver em tempo real o resultado de um determinado código. Vale a pena experimentar.
5) Bluefish
Bluefish é um poderoso editor de texto, recomendado para programadores e webdesigners. Como muitas opções disponíveis, permite desenvolvimento em HTML, XHTML, CSS, XML, XML, PHP, C, Javascript, Java, SQL, Perl, JSP, Python, entre outros.
O Bluefish foi criado por Chris Mazuc e Olivier Sessink em 1997, com o objectivo de facilitar o desenvolvimento web a profissionais tivessem como sistema operativo o Linux.
6) Brackets
Considerado como o substituto do gedit (editor de texto com interface gráfica), o Brackets é um editor de texto código, muito versátil, leve e pode ser facilmente artilhado através das mais diversas extensões disponíveis.
7) VIM
O VIM é um dos principais editores de texto do GNU/Linux. São fantásticas as suas capacidades e por isso é um dos eleitos pela maioria dos utilizadores. A interface não é muito amigável e no principio é difícil dominar o editor.
8) Emacs
O GNU Emacs é um editor de texto extremamente extensível e personalizável. É considerado o “canivete suiço” de escritores, programadores e analistas. Foi desenvolvido originalmente em 1976 no MIT pelo activista do software livre Richard Stallman. A versão actual, o GNU Emacs, foi escrita em 1984 e ainda continua a ser activamente desenvolvida.
O Emacs é muita das vezes designado de “um sistema dentro de outro sistema”.
9) UltraEdit
Tal como o Sublime Text, o UltraEdit é também um editor muito completo em termos de funcionalidades. Este editor pode ser facilmente personalizado e até podemos configurar ligações FTP, SSH, Telnet para trabalhar em código que está do lado do servidor.
10) ICECoder
Como editor final apresentamos um projecto fantástico, o ICECoder. Já pensou ter um editor de texto num separador do Chrome, com várias funcionalidades disponíveis…Actualmente o ICECoder tem suporte para várias linguagens, das quais se destacam o PHP, C, C#, Lua, etc.
No segmento dos editores de texto existem várias opções disponíveis e fiáveis. Estes são dez dos mais populares e dos mais funcionais. Em 2015 apresentamos aqui os resultados de uma sondagem para saber qual o melhor editor de texto para programadores. Na altura o Sublime Text foi o grande vencedor!