A interface Metro, que acompanha o Windows 8, é a novidade do momento no que toca a sistemas operativos. Esta será com certeza alargada a futuras versões do Windows, quer sejam para PC’s ou para outras quaisquer plataformas.
Por ser tão nova e estar a causar algum amor/ódio, começam a surgir as primeiras aplicações com o seu look. Apesar de não serem desenhadas especificamente para essa interface vão buscar a ela as melhores funções e as ideias. O Tiny Notepad é um desses exemplos, um editor de texto com look Metro.
A novidade que o Tiny Notepad traz para o mundo dos editores de texto é mesmo o facto de ter uma interface que lembras as que a interface Metro vão ter.
Conseguem assim ter já no vosso Windows uma aplicação com o look que o novo sistema operativo da Micrsoft vai ter.
As funcionalidades que o Tiny Notepad tem são as mínimas que se podem exigir a um editor de texto, tendo no entanto algumas características que se podem considerar únicas.
A sua interface é bastante limpa e resume-se apenas ao essencial, o que priveligia uma simplicidade e facilidade de utilização.
Para acederem às funções de manipulação de ficheiros (gravar, abrir ou novo), gestão de texto ou pesquisa devem clicar com o botão direito do rato em cima da interface do Tiny Notepad.
Essa acção vai abrir um novo menu na interface do Tiny Notepad e aí acedem a essas funções.
No canto superior direito vão conseguir aceder a às configurações do Tiny Notepad. Aí podem activar o Wordwrap, definir a fonte a ser usada e a dimensão da janela do editor de texto.
Esta ultima função vem resolver um particularidade que chama de imediato à atenção na utilização do Tiny Notepad. A sua interface ser estática e não dar para redimensionar de forma directa.
Depois de chamarem esta definição só têm de redimensionar a janela para a dimensão pretendida e gravar essa nova definição.
O Tiny Notepad vale pela sua imagem diferente e associada à interface Metro do novo Windows 8. É também um editor muito simples e rápido de usar, sem grande complicações ou funções desnecessárias.
Não sendo dos mais completos pode ser uma alternativa para quem pretenda um simples editor de texto. Todas as funções básicas estão presentes e são de fácil acesso.
Testem o Tiny Notepad e preparem-se já um pouco mais para o que será a vossa utilização da interface Metro.