Todas as medidas que consigamos implementar nos nossos sistemas para garantir a sua estabilidade são uma mais-valia. Evitamos desta forma problemas que se podem traduzir por uma perda de performance ou a completa inoperabilidade do sistema.
Os pontos de restauro do Windows existem há já bastante tempo. Mas muito provavelmente os leitores seguem a linha da maioria e não os usa com a frequência devida.
A razão mais vezes ouvida para não os usarem é que não são uma ferramenta simples de encontrar e aceder no Windows e que por isso fica esquecida ou é ignorada.
Mas esse problema deixa de ter essa justificação com a chegada do software que agora apresentamos. O The Restore Point Creator permite criarem pontos de restauro com um simples clique.
A utilização dos pontos de restauro do Windows permite que revertam qualquer alteração que efectuem e que pode ter causado instabilidade neste SO.
Sempre que instalarem uma nova aplicação ou que façam uma alteração profunda no sistema é importante que seja feita a criação de um ponto de restauro para que se possam salvaguardar em caso de problemas.
Mas a verdade é que o acesso à ferramenta de criação de pontos de restauro pode ser complicada para utilizadores que não conheçam bem o Windows ou que não a usem com frequência elevada.
Mas com o The Restore Point Creator esse trabalho fica simplificado. Esta pequena aplicação é dedicada exclusivamente à criação de pontos de restauro.
Basta que a executem para que possam criar os vossos pontos sem qualquer complicação ou definições mais estranhas e que não dominem.
Definam um nome para identificarem bem o ponto de restauro que estão a criar e carreguem no botão Create para que o processo se inicie.
Durante o processo de criação é possível que o The Restore Point Creator deixe de responder, mas no final é mostrada a mensagem de sucesso de criação.
As únicas opções que estão disponíveis no menu do The Restore Point Creator são o acesso à ferramenta de restauro do sistema, onde podem reverter o vosso Windows para uma data anterior e que deverá estar livre de problemas.
Aí vão com certeza encontrar os pontos de restauro que tenham criado antes e que podem ser facilmente identificáveis com o texto que definiram no The Restore Point Creator.
A utilização dos pontos de restauro é simples a partir deste ponto e facilitada com os que criaram para vos salvaguardarem.
Se quiserem podem automatizar a utilização do The Restore Point Creator, através da definição da opção de criação de ponto de restauro no arranque da ferramenta e o seu fecho automático no final deste.
O The Restore Point Creator tem ainda disponível uma versão de linha de comando, que está presente no zip que podem descarregar e que permite que através do DOS ou PowerShell criem também os vossos pontos de restauro.
Usem então o The Restore Point Creator para criarem cópias do vosso sistema e para que as possam usar em caso de problemas.
É uma aplicação muito simples de usar e muito útil na hora de resolver problemas, caso a usem. É portátil e por isso pode estar arrumada em qualquer lugar do vosso disco, junto de outra ferramentas importantes.