O Windows 8 está a poucos meses de chegar ao mercado e tem-se revelado um sistema operativo que todos querem experimentar. Foram disponibilizadas já duas versões, que mostram que está aos poucos a tornar-se um SO maduro e com todas as capacidades que as versões anteriores, em especial o Windows 7, trouxe para os nossos computadores.
Algumas novidades foram introduzidas e novas ferramentas foram incorporadas, para além da mudança radical revelada ao nível da interface do utilizador. Como é normal, começam agora a surgir as primeiras conversões dessas ferramentas para as versões anteriores. Vejamos o que o WinPlusX traz do Windows 8 para as versões anteriores.
Uma das novidades que o Windows 8 trouxe foi a possibilidade de acedermos a um menu onde estão concentradas as principais ferramentas a que os utilizadores podem usar para gerir as suas máquinas. O acesso a este menu é feito com o recurso ao atalho Win + x.
Nas versões anteriores ao Windows 8, este atalho chama o centro de mobilidade, mas graças ao WinPlusX passam a poder a uma versão personalizada da função que o Windows 8 disponibiliza.
O WinPlusX sempre que é chamado chama um menu onde foram colocados atalhos para essas mesmas funções. Ficam assim com a mesma função do Windows 8 no vosso Windows XP, Vista ou 7.
As funções que o WinPlusX disponibiliza vão desde o acesso à remoção de programas, gestão de discos, dispositivos e computador ou acesso às ligações de rede. Existem muitos outros acessos, basta que os explorem pois eles são apresentados no menu.
O WinPlusX consegue ser mais completo que a função que a Microsoft disponibiliza no Windows 8 pois permite que adicionem acessos a ferramentas ou a outros programas. Conseguem assim usá-lo como um launcher.
Da mesma forma que permite que adicionem novas entradas, o WinPlusX permite também que as removam. Basta escolherem essa opção e depois indicarem qual a que pretendem retirar, com um simples clique na entrada do menu. Podem remover tantas entradas quanto quiserem, activando apenas uma vez a remoção. No fim desse processo devem voltar a clicar na opção de remover entradas para que a desliguem.
Esta ferramenta é uma excelente ajuda para todos os que pretendem ter acesso rápido a um conjunto de funções úteis e que de certeza necessitam de aceder com frequência.
A capacidade de permitir a adição de novas entradas fazem dele uma excelente ferramenta, ainda mais por ser completamente portátil.
Descarreguem o WinPlusX e testem-no. É simples de usar e bastante útil.
Infelizmente o WinPlusX ao ser chamado lança também o Windows Mobility Center. Se pretenderem que este deixe de ser chamado, acedam ao editor de registo e acedam à chave:
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\MobilityCenter
Caso não exista criem-na. Depois disso criem dentro uma chave DWORD de 32bits, chamem-lhe NoMobilityCenter e atribuam-lhe o valor 1.