Pplware

Taxa de IVA de Restauração: Já tem o seu software preparado?

É já amanhã, dia 1 de Julho de 2016, que vão ser aplicadas novas taxas de IVA na restauração, de acordo com a Lei n.º 7-A/2016, de 30 de Março, que consta no Orçamento de Estado para 2016.

O seu software estará já preparado para esta nova taxa?

A aplicação desta Lei está a revelar-se complexa, pois para além da alteração distinguir os tipos de produtos que vão ser consumidos, também será necessário saber onde vão ser consumidos e como foram confeccionados:

Sabia que todas estas questões vão influenciar a taxa de IVA a cobrar aos clientes?

Em suma, a partir de 1 de Julho, os alimentos comprados nos cafés e restaurantes vão ter preços diferentes, caso sejam para consumo dentro ou fora do estabelecimento que os vende. A nova regra do IVA na restauração traz uma descida generalizada da taxa máxima de 23% para uma taxa intermédia de 13%. Mas há várias excepções e situações diferenciadas quando o consumo é no estabelecimento ou fora dele, o chamado Take Away.

 

 

POS do Projecto Colibri

Hoje deixamos uma novidade no que toca a software de Gestão Comercial multi-plataforma, para isso vamos conhecer o POS do Projecto Colibri!

O Módulo POS do Projecto Colibri vem dar ao cliente final uma nova forma de utilizar o software. Mais simples, rápida, intuitiva e fácil, sendo que qualquer utilizador conseguirá facilmente adaptar-se ao seu funcionamento, tendo como “back-office” o comprovado Projecto Colibri RCP. O Projecto Colibri Módulo POS é de muito fácil utilização e poderá ser utilizado quer por rato/teclado, quer através do interface de um ecrã touch.

Este Módulo POS estará disponível para qualquer plataforma, sendo uma mais-valia não haver necessidade de estar agarrado a uma plataforma para usar o software de facturação. Uma outra vantagem da sua utilização prende-se com a possibilidade de trabalharem vários postos em simultâneo utilizando uma base de dados na sua rede local ou mesmo na cloud.

Utilizando um caso prático, a partir do dia 1 de Julho, caso esteja num estabelecimento e peça um sumo de néctar, o produto será taxado com IVA a 23%. À saída, caso pretenda um outro néctar para levar e consumir fora do estabelecimento, este terá se ser vendido à taxa de IVA reduzida de 6%.

Com o Projecto Colibri Módulo POS será simples executar esta tarefa e gerir os vários cenários que a lei obriga. Este módulo está integrado no já conhecido Projecto Colibri.

 

O que é o Projecto Colibri?

Este é um projecto que acarinhamos há muitos anos pois tem sigo uma ferramenta útil para milhares de empresas em Portugal. Muitas delas utilizam a versão gratuita e sem dúvida que isso potencia uma forma única de crescer e desenvolver o negócio.

O Projecto Colibri é um Software de Gestão Comercial que está no mercado desde 2007, é certificado pela Autoridade Tributária e aborda as principais necessidades da área comercial de uma pequena/média empresa. Desenvolvido em Java o software é multi-plataforma, podendo ser executado em Windows, Linux e MacOS, tem como funcionalidades principais o controlo de vendas, controlo de compras, gestão de contas correntes e stocks. Conhecido pela sua rapidez, fiabilidade e simplicidade o Módulo POS é front office bastante intuito para o utilizador final e com uma fácil gestão através do back-office.

Este software de gestão foi desenvolvido por profissionais qualificados ligados às áreas da gestão financeira e programação. Para o desenvolvimento do programa foram tidas em conta as lacunas existentes no mercado actual, surgindo assim um software capaz de responder às actuais necessidades de gestão das empresas.

As principais funcionalidades baseiam-se no seu suporte Multi-plataforma, Multi-Base de dados, Multi-língua, Multi-empresa, Multi-utilizador e, porque o mercado global é hoje uma aldeia de proximidade, a aplicação é também Multi-moeda.

Além do mais, foram ainda tidos em especial atenção os seguintes aspectos:

O Projecto Colibri está com constante evolução, acompanhando sempre as alterações fiscais impostas pelas respectivas autoridades tributárias.

Realçamos o facto do Projecto Colibri continuar a apostar na evolução e se encontrar na vanguarda a nível tecnológico em comparação com muitas outras empresas do mercado actual, acompanhando as constantes alterações fiscais impostas pela Autoridade Tributária e a criar novas ferramentas para a ajuda na gestão da sua empresa.

 

A versão RCP11 do Projecto Colibri está prestes a sair e promete muitas novidades. Em breve iremos mostrar aqui no Pplware.

Exit mobile version