As novidades do Windows devia ser capazes de se propagar para as versões mais antigas. Não apenas porque tornam o Windows mais apelativo mas também porque melhoram a produtividade dos utilizadores.
Mas para a Microsoft implementar uma alteração dessas certamente que teria de alterar a sua ideia de negócio. E não vejo isso a acontecer num futuro próximo, apesar de notar algumas (boas) alterações na empresa. Quem iria adorar uma posição dessas era sem os consumidores finais.
Mas como não basta sonhar para que as coisas aconteçam somos obrigados a usar software de terceiros para implementar o que de bom vai aparecendo nas novas versões do Windows.
Um exemplo disso é o Taskix. Veja então como ele pode dar outro ar ao seu Windows!
O Taskix permite tornar o seu Windows mais parecido com o Windows Sete, pelo menos na barra de tarefas. E são pequenas alterações que vão fazer toda a diferença.
Com ele podemos ter a maioria das funcionalidades que o Windows 7 trás de raiz. E passemos a enumerar:
- Arrastar os ícones da barra de tarefas – Passam a poder reorganizar os ícones que têm abertos na barra de tarefas. Podem ainda definir se pretendem mudar o cursor do rato durante o re-arranjar dos ícones.
- Saltar entre janelas com a roda do rato (scroll) – Passam a ter a possibilidade de, recorrendo à roda de scroll do rato, poder saltar entre aplicações em execução.
- Fechar aplicações com o botão “do meio” do rato – Fazendo clique com a roda de scroll do rato em cima de um ícone de uma aplicação na barra de tarefas essa aplicação fechar-se-à .
- Mostrar o ambiente de trabalho com facilidade – Usando a mesma tecla do rato (scroll) podem ter acesso ao vosso ambiente de trabalho, bastando para isso carregarem numa zona da barra de tarefas que não tenha ícones.
Salientamos ainda o suporte para quem usa vários monitores e em particular quem usa o Ultramon. Estes 2 software integram-se perfeitamente.
Naturalmente que esta aplicação não é dirigida a quem tem já instalado o Windows Sete, mas sim para quem tem versões mais antigas do Windows.
Merece pelo que nos que a testem para saberem o que andam a perder em não instalarem o Windows Sete.