Um dos formatos mais usados para transmitir dados em formatos de tabelas é o CSV (comma separated value). Consegue ser um concorrente ao formato das folhas de cálculo da Microsoft, o xls.
Por norma este formato, o csv, não necessita de qualquer aplicação específica para ser aberto e editado, mas se usarem uma folha de cálculo a sua apresentação e interpretação fica simplificada. Com o Tabular Text Editor vão conseguir ter as funcionalidades de uma folha de cálculo, sem terem de instalar qualquer suite de produtividade.
Com o Tabular Text Editor vão poder abrir e editar ficheiros do formato CSV e ter acesso ao formato e informação que seria dado por qualquer folha de cálculo. Toda a informação é apresentada de forma tabelada e com o cabeçalho destacado, se existir.
Para além da visualização da informação que tenham no vosso ficheiro CSV vão poder também edita-la da forma que pretenderem. Todos os campos podem ser editados e a informação alterada. É ainda possível adicionar ou remover linhas ao ficheiro.
O Tabular Text Editor permite que definam qual o separador que pretendem que seja usado nos ficheiros que vão abrir, não estando limitado à vírgula. Este aceita que abram ficheiros CSV, mas podem também importar informação do clipboard directamente para um ficheiro ou converter um outro.
Para ajudar na criação de novos ficheiros, o Tabular Text Editor permite que criem com um determinado número de linhas e de colunas. Assim fica mais simples, bastado apenas preencher os dados em falta.
As funções de edição que o Tabular Text Editor disponibiliza são muito completas, podendo ser feita a habitual pesquisa e substituição, divisão ou fusão de colunas e muitas outras.
Outra função que o Tabular Text Editor disponibiliza é a criação de filtros para que possamos encontrar mais facilmente os valores que procuramos.
Todas as colunas dos ficheiros que editamos podem ser alteradas. Podemos mudar o seu conteúdo, tipo ou adicionar novas ou remover alguma das já existentes.
Se pretenderem o Tabular Text Editor pode importar os dados que estiveram a trabalhar directamente para dentro do Excel, bastando para isso clicar em apenas 1 botão.
As definições do Tabular Text Editor permitem que alterem a imagem dos componentes deste, tais como a fonte ou cor do cabeçalho, das linhas ou de outros elementos. Podem ainda definir se pretendem que seja mostrada a numeração das linhas e qual a largura máxima das colunas.
Usem o Tabular Text Editor para abrir e editar os ficheiros CSV a que necessitam de aceder. Evitam assim ter de usar suites mais complexas e com maior consumo de recursos para realizar tarefas bem simples.
É uma forma mais “económica” de terem acesso aos dados sem que percam a formatação que tanto ajuda a entender os dados apresentados.