O gestor de ficheiros do Windows é uma porta aberta para as zonas mais íntimas desse sistema operativo. Aí podem ver o que se está a passar, quer a nível de processos, serviços ou utilização de rede.
Apesar de ter evoluído com os anos, esta aplicação acabou por estagnar no tempo e apresenta ainda as mesmas funções que tinha desde a sua criação. Esta informação pode ser considerada escassa para alguns utilizadores. Para esses utilizadores mais exigentes apresentamos hoje o System Explorer.
O System Explorer pode substituir de forma perfeita o Task Manager pois concentra em si as mesmas funções que esta ferramenta do Windows. A soma às básicas, oferece ainda muitas outras que podem ajudar o utilizador.
Todas as informações que podem ser acedidas no System Explorer estão arrumadas por tipo, o que garante que esta está arrumada de forma a não se misturar e garante que consigam encontrá-la directamente. Com esta ideia, o System Explorer está dividido por separadores.
Na interface do System Explorer podem ter acesso aos processos que estão a correr nas vossas máquinas, quais os recursos que estão a ser consumidos e de que forma, quais os processos que estão a arrancar no Windows e muita mais informação.
Para além de terem acesso a essa informação podem ainda agir sobre ela, tendo disponíveis opções para terminar processos, alterar a prioridade destes, enviar dados para análise, parar ou arrancar um processo e muito mais.
O System Explorer tem no seu arranque um número de separadores disponíveis, mas os utilizadores podem adicionar novos separadores de forma simples, a partir de uma lista que está disponíveis. Essa versatilidade permite colocarem o System Explorer da forma preferida de cada utilizador, eliminando informação que não lhe interessa ou que acha desnecessária.
Uma função adicional do System Explorer é a possibilidade de fazermos um scan ao nosso sistema para procurarmos processos potencialmente perigosos para o sistema. A base de dados dos processos que podem ser admitidos nas nossas máquinas está disponível e tem como base o serviço Virus Total, Jotti e a própria base de dados do System Explorer.
As configurações do System Explorer permitem que alterem a imagem da informação apresentada, ter acesso aos logs ou definir o idioma e imagem.
O System Explorer pode ainda ser consultado na Área de Notificação, onde apresenta informação detalhada, mas resumida ao essencial, permitindo aos utilizadores desta ferramenta terem acesso rápidos aos sinais vitais do sistema.
Esta é sem dúvida uma ferramenta que pode ser usada para substituir a que vem de origem no Windows. Consegue dar muito mais informação útil e substituir ainda outras que complementam o Windows.
O System Explorer está disponível em duas versões, uma instalável e outra portátil. Escolham a que mais vos agrada, mas aconselhamos que iniciem os testes a esta ferramenta com a versão portátil. Vão com certeza ficar fãs das suas capacidades e adoptá-la como ferramenta do sistema.