Pplware

Syncplicity: Uma alternativa ao Dropbox

Pois bem, agora que já todos conhecem o Dropbox, venho apresentar-vos o Syncplicity. Este serviço, de funcionamento semelhante, traz algumas boas melhorias que prometem elevar a rivalidade entre os dois.

Ao contrário do Dropbox, o Syncplicity não tem qualquer pasta pré-definida onde possa colocar os seus ficheiros para partilha. Em vez disso, sugere-lhe utilizar as vulgares pastas Documentos, Imagens, Música, Favoritos ou adicionar aquelas que pretende sincronizar.

Em Manage and share folders terá acesso à lista de pastas partilhadas. Aqui poderá atribuir-lhes um nome (diferente do da própria pasta, no seu disco rígido), defini-las como apenas de backup, impedindo que sejam descarregadas outras versões que se encontrem no servidor, e partilhá-las com alguém. Basta para isso introduzir o endereço de e-mail do utilizador e escolher um de dois modos: permitir apenas consultar o conteúdo da pasta ou, para além disso, poder modificá-lo.

Para adicionar uma nova basta, clique em Add a new folder, no menu à esquerda. Após realizar todas as alterações, clique em Ok e o Syncplicity irá automaticamente realizar as modificações necessárias no servidor para que tudo fique sincronizado.

Existe ainda um pequeno ecrã com opções de configuração. Em Configure Syncplicity poderá definir a largura de banda a utilizar pela aplicação: ou uma Internet mais rápida ou uma sincronização mais rápida no Syncplicity. Pode ainda definir proxy’s e escolher se pretende ou não marcar, com um pequeno logotipo no Windows Explorer, as pastas em partilha no Syncplicity.

O Syncplicity oferece-lhe ainda a possibilidade de se associar a algumas aplicações Web, como o Google Docs, o Picnik, o Scribd ou o Zoho, que poderá então utilizar para pré-visualizar ou mesmo para editar os seus ficheiros.

Feito isto, e porque o objectivo é poder aceder aos seus ficheiros em qualquer ponto do planeta, o Syncplicity conta também com um gestor online, que poderá encontrar em my.sincplicity.com. Tudo o que precisa é do seu username e password!

Por fim, resta acrescentar que o Syncplicity está disponível em três “sabores”: um gratuito, com 2GB como limite de capacidade, e dois pagos, de 50 e 100GB. No entanto, caso subscreva o plano gratuito, poderá ver este limite de armazenamento subir para os 5GB. Por cada amigo que convidar a experimentar o serviço receberá 1GB de bónus, podendo acumular no máximo 3GB.

Como sempre, não é perfeito, e pela minha utilização,tenho apenas uma falha a apontar: só pode ser utilizado no Windows XP e Windows Vista. Aguardamos ansiosamente pelas versões Mac e Linux desta excelente aplicação!

Homepage: Syncplicity

Exit mobile version