Normalmente só sentimos a falta destas ferramentas quando o azar bate à porta. Ok faz parte da natureza humana. No entanto, podemos contrariar essa tendência e potenciar os nossos sistemas com serviços de backup activos. É o que vos proponho hoje.
SyncBack é uma ferramenta de backup muito versátil. Não necessita de grandes voltas para salvaguardar os ficheiros e com poucos cliques temos a rotina montada.
Depois de descarregado e instalado, o programa pede-nos que seja criado o perfil da cópia: se será uma cópia total do lado A para o lado B seja ele noutro local do disco ou num local FTP ou se será apenas para termos o local A sempre sincronizado e espelhado no local B.
Agora, já com o perfil devidamente identificado, vamos elaborar o local A (Source) e o local B (Destination).
Esta aplicação, embora sendo gratuita, permite um alto nível de personalização, o leque de opção é enorme, o que facilita quando estão em causa dados importantes quem sabe até vitais. Se reparar, no separador Simple, a ferramenta traz já alguns perfis pré-montados para ajudar o utilizador inexperiente. Neste separador, pode seleccionar a acção e em baixo pode ver quais os movimentos que esta acção irá encetar.
Se passarmos ao separador Advanced, podemos aqui refinar e acertar a nossa cópia de segurança ao pormenor, tendo em conta o tamanho dos ficheiros, a ordem de chegada, o tipo de cópia se é incremental, total ou parcial, enfim muito por onde personalizar.
No separador Copy/Delete, podemos permitir que esta ferramenta seja incluída na shell de contexto e com um clique direito do rato, podemos activar as cópias e todas as funções a ela associadas. Além desta função temos outras relativas à verificação, entre outros aspectos.
O separador Filter ajuda a filtrar os ficheiros que quer copiar, dentro de um leque que não deseja ver nas cópias. Filter to Copy e Filter NOT to copy, ambos os lados permitem um ajuste fino à sua estrutura de backup.
Por fim, o separador Sub-directories: esta zona destina-se a gerir políticas quando estão a ser utilizados filtros relacionados com as cópias dentro das sub-directorias.
Posteriormente poderá repor todo o material salvaguardado, utilizando a função Restore (restauro). Esta função colocará as suas cópias com a estrutura exacta que guardou, permitindo uma rápida utilização dos ficheiros.
Mas há mais! Muitas mais opções: opções de cópias em rede, cópias com recurso ao FTP, cópias com relatórios entregues na conta de mail, cópias com agendamento, enfim… deixo para o nosso visitante a agradável surpresa da descoberta de outras funções igualmente úteis que permitem manter longe do alcance de terceiros as nossas cópias de segurança.
Experimente e não deixe o seu trabalho sem cópias de segurança.
ATENÇÃO: Password para download = www.pplware.com