Pplware

StartMenu8 – Tenha de volta o menu iniciar no Windows 8

A maior crítica ao novo Windows 8, feita pelos muitos utilizadores que este novo SO, é a remoção do velho menu iniciar. Esta decisão da Microsoft nunca foi totalmente explicada aos utilizadores mas passa muito provavelmente pela potenciação da interface Metro e pelo criar hábitos de utilização desta.

Mas como seria de esperar, depressa começaram a surgir alternativas e sugestões para contornar este problema. Existem diversos softwares para trazer de volta o Menu Iniciar.

Hoje trazemos para vosso conhecimento o StartMenu8, que vos traz de volta o menu Iniciar.

Com o StartMenu8 passam a ter de volta, no canto inferior esquerdo a famosa Orb com o símbolo do Windows. Não vos traz apenas essa parte estética mas traz também todas as funcionalidades que estavam habituados a ter no Menu Iniciar das versões anteriores do Windows.

Todas, ou pelo menos a maioria, das funções que estavam no Windows 7 e anteriores estão aí presentes. Podem aceder mais comodamente a todas as zonas do Windows que estão afectas ao vosso utilizador e também aos programas que têm instalados no Windows.

Uma das dúvidas que surge sempre que se instalam aplicações que disponibilizam esta funcionalidade é de que forma podem limitar o acesso à interface Metro. O StartMenu8 mantém esse acesso, bastando que deixem o rato nessa zona do ecrã para que surja a imagem para esse acesso.

Tal como dito o StartMenu8 disponibiliza todas as funcionalidades que tinham presentes no Windows 7, permitindo que pesquisem por aplicações ou ficheiros ou que coloquem aplicações no acesso rápido deste menu.

Esta funcionalidade facilita a adaptação dos utilizadores que vêm do Windows 7 para esta nova versão. A presença deste elemento conhecido ajudará com certeza.

O StartMenu8 não permite qualquer personalização para já e as únicas opções disponíveis são o seu lançamento no arranque do Windows e o aceder directamente ao Ambiente de Trabalho tradicional, o que já é uma grande ajuda para não deixar o hábito anterior.

O acesso a estas opções é feito através do menu de contexto da aplicação. Para isso devem clicar com o botão direito do rato na Orb.

Usem o StartMenu8 para terem de volta um dos elementos mais identificadores do Windows e que tanto é notado como ausente. Apesar de nunca darmos esse valor, o menu Iniciar é uma das funções que mais usamos no Windows.

O StartMenu8 está ainda em desenvolvimento mas para já consegue suprir todas as necessidades dos utilizadores que desesperam pela interface tradicional. É certo que a Microsoft não trará de volta este menu e deve ser este o caminho a seguir por todos os que não podem usar o Windows sem a sua presença!


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8
Download: StartMenu8 beta 1.0 [2.70MB]
Homepage: StartMenu8

Exit mobile version