Diversas vezes já vos apresentamos ferramentas que permitem optimizar o arranque do Windows. Mas as diversas ferramentas (salvo honrosas excepções) apresentadas apenas permitiam adicionar ou remover aplicações do arranque.
Com o Start-Q as coisas mudam de figura. O conceito base desta ferramenta é ligeiramente diferente e curioso!
Para além de nos permitir adicionar ou remover aplicações do arranque, o que é normal em ferramentas deste género, passa a ser possível ter uma fila de espera.
Ou seja, as aplicações deixam de concorrer por recursos e passam a ter o seu lugar na fila de arranque. Desta forma os recursos são melhor aproveitados e o arranque corre de forma mais fluída sem atropelos.
Definam as aplicações que são essenciais para o vosso arranque e coloquem as outras em espera para outras alturas mais convenientes.
Por exemplo, necessitam mesmo de ter logo após o arranque o adobe a correr? E os verificadores de actualizações do Google? Eu bem me parecia que não. Criem então uma fila e coloquem-lhes um atraso de 5 minutos. Apenas nessa altura eles arrancam e não vos ficam a comer recursos no arranque!
Para activarem a fila de espera devem ir a cada uma das aplicações que pretendem colocar lá e seleccionarem as opções que achem correctas.
Existem as seguintes:
- Tempo de atraso
- Tamanho da janela
- Prioridade do processo
- Permitir não arrancar este processo
- Esperar que o processo termine por completo para avançar o próximo
- Esperar que a aplicação seja fechada para avançar para a próxima
Desta forma conseguem controlar de forma precisa como e quando as aplicações são lançadas e conseguem conter os papões de recursos!
Testem. Eu esperava outro tipo de ferramenta e saiu-me uma muito útil!