Spyware é uma praga que assola as máquinas de variadíssimas formas. Este método de espionagem serve para recolher informações sobre o utilizador, como hábitos de navegação, rotinas, dados pessoais, etc.
Usam vários sistemas de recolhas, cada engodo usado tem como função aproximar-se do utilizador, de forma não suspeita, depois começa a recolha de informações.
São barras de ferramentas para o Internet Explorer, são falsos avisos de infecções, aplicações que ninguém sabe como foram parar ao computador, etc., etc., etc… enfim, muitas artimanhas que os autores usam para capturar essas informações a nosso respeito.
Proteja-se, não se fie somente no antivírus, isto não são vírus, não actuam como os vírus e não se exterminam como vírus. Claro que poderão alertar e em casos mais graves os AV’s podem mesmo actuar, mas geralmente só as suites é que incorporam ferramentas de combate.
Use o SpyBot, este irá proteger a sua máquina logo na porta de entrada do seu computador. O Spybot faz uma análise pormenorizada aos ficheiros existentes imunizando-os não permitindo a sua contaminação.
Também faz uma atenta vigilância ao menu de arranque, onde muito deste malware se aloja executando-se no arranque do sistema operativo. Além destas prevenções o Spybot aplica algumas outras soluções de segurança visando manter a máquina limpa de keyloggers e trojans.
Ferramenta gratuita, traduzida em português com actualizações periódicas, consome poucos recursos em comparação com outras ferramenta do mesmo nível. Essencial a um utilizador com pouca experiência na filtragem de locais seguros e inseguros para navegar.