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Spotify: prepara-se para a publicidade interativa na app [Android e iOS]

A voz cruza todas as barreiras, assim o diz o CEO do Spotify, Daniel Ek. Foi assim implementada a pedra basilar que poderá trazer a publicidade interativa à aplicação (app) para dispositivos móveis Android e iOS. Em breve, esta será a nova realidade para os anúncios dentro da sua aplicação.

Em primeiro lugar, esta nova implementação será testada nos Estados Unidos da América.


Contudo, caso tudo corra conforme previsto, a publicidade interativa pode chegar a novos mercados, mas, antes de mais nada, ao certo o que é uma “publicidade interativa”? Uma opção de escolha similar à implementação da Netflix com o seu Bandersnatch? Sim, em parte, mas pode não agradar a todos.

Um novo tipo de publicidade para o Spotify

A novidade consiste em anúncios – publicidade – que poderá reagir aos seus comandos de voz, executando algumas ações em seguida.  Assim, temos já, por exemplo, uma publicidade que pergunta aos utilizadores se querem ouvir um determinado Podcast. Logo após a pergunta, a app ouve a sua resposta.

Para já, o Spotify deu a saber que só promoverá conteúdo próprio com este novo tipo de publicidade, portanto, nada de conteúdo externo. Ainda assim, teremos uma gravação prévia a perguntar-lhe se quer ouvir determinado conteúdo, utilizando em seguida o microfone do seu Android ou iOS para o ouvir.

Caso o utilizador responda com um “Sim”, ou “Não”, a app reconhecerá o comando de voz. Dito isto, temos aqui uma premissa simples, em tudo similar às assistentes virtuais contemporâneas. Seja a sua Siri em dispositivos iOS, macOS ou, por exemplo, a Google Assistant no seu dispositivo Android.

Já em testes na app para Android e iOS nos EUA

A empresa tem investido nas novas tecnologias, nos algoritmos, no machine learning e, pelos vistos, na nova tipologia de publicidade. Algo mais pessoal, que pode levantar novas preocupações com a privacidade, mas que é uma boa forma de promover o seu próprio conteúdo através da app móvel.

Acreditamos que a voz é transversal a todas as plataformas, especialmente nas plataformas de música e áudio. Desse modo, vamos investir nesta área e testar novas formas de explorar as suas capacidades e verdadeiro potencial. – Daniel Ek, CEO do Spotify.

As declarações do executivo mostram-nos que a empresa vai continuar a investir no viés tecnológico como forma de se adaptar aos mercados e consumidores. Neste momento, a nova publicidade interativa está a ser testada junto de um grupo restrito de utilizadores nos Estados Unidos da América.

A voz dos consumidores

Existem cada vez mais soluções dependentes da nossa voz, facto comprovado pela agência de análise de mercado, Juniper Research. De acordo com o seu relatório, já existem mais de 2,5 mil milhões de dispositivos com uma assistente virtual. Aliás, até 2023 esta cifra deverá chegar aos 8 mil milhões.

Em síntese, num futuro próximo poderá “conversar” com a publicidade na app do Spotify para Android e iOS. Será uma nova forma de controlar aquilo que pode, ou não, querer ouvir nesta plataforma de streaming.

A publicidade interativa fará parte do futuro do setor, não se limitando ao Spotify.

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