Pplware

Splashtop Remote Desktop para iPad – Acessos Super Remotos

O iPad veio abrir novas oportunidades de gerir o nosso trabalho. Posso, sem grande esforço, estar em qualquer lado (desde que tenha Internet e/ou sinal 3G) e estar a gerir um parque de máquinas em modo remoto.

Posso ter acesso a qualquer sistema operativo com o iPad e, a partir do ambiente de trabalho, tenho o controlo dos periféricos daquele computador. Usava, e uso ainda para muitas tarefas, o TeamViewer HD, uma ferramenta que vale cada cêntimo pago por ela. Mas o mundo não pára e nem os developers adormecem com facilidade.

Para o segmento da mobilidade e acessibilidade remota, nasceu o Splashtop Remote Desktop. Uma ferramenta que vai ligeiramente mais longe que o Teamviewer em termos de manipulação dos locais remotos.

Um dos grandes trunfos desta ferramenta, é ajustar-se na totalidade ao ecrã do iPad e remover qualquer barra de ferramentas, isso permite colocar do outro lado um vídeo, por exemplo, em fullscreen e este poderá, com fluidez, estar a ser visto no ecrã do iPad.

Este é um dos pormenores mas que envolve logo à partida a tecnologia que está implícita na transmissão do sinal remoto.

Tudo o que está a ser feito no computador está disponível no iPad. Não se importe se é flash, java ou silverlight, é completamente indiferente o plugin que o browser está a usar para lhe mostar conteúdos multimédia, esta aplicação serve ao iPad sem qualquer entrave o seu desktop.


Existem aqui alguns requisitos: antes de mais terá de instalar nas máquinas o cliente que fará a ponte com a aplicação existente no iPad. Mas isso é o normal neste tipo de acções. Verá mais em baixo os links para os respectivos downloads, já que está disponível o cliente para Windows e para Mac. Sim existe aqui uma limitação, não há ainda suporte para Linux.


Depois de instalado em cada sistema operativo, poderá abrir a aplicação e procurar o computador que pretende ter acesso remotamente. Poderá criar um endereço para a sua máquina, recorrendo a vários métodos (nat, dhcp ou ip estático), se estiver externamente à sua rede, ou deixar que a aplicação encontre dentro da sua rede o computador ao qual irá ligar a sessão remota.


Download: Splashtop Remote Installer o.1.2.0b (Mac – BETA)


Depois de feita a ligação entre as máquinas, aparecerá no iPad a outra ponta da ligação o que dará início ao acesso remoto. Pode ter várias máquinas gravadas, posteriormente se os acessos se mantiverem inalterados a ligação é mais rápida.


Ao entrar para a sessão, após uma ligação com êxito, são mostrados alguns movimentos para gerir as ações do rato no outro lado, usufruindo das capacidades do multi-toque do iPad.

Poderá depois desligar estas dicas para não aborrecer.


Feito isto o controlo é seu e poderá fazer o que entender.

No Windows, visto que anteriormente estivemos a falar num ambiente Mac OS, é precisamente a mesma coisa… sem tirar nem por. Fica a seguir o link para descarregar o cliente para o sistema operativo da Microsoft.


Download: Splashtop Remote Installer 1.2.5.3 (Windows)


Em cada acesso é-lhe pedida uma senha. Esta palavra-passe é inserida na primeira vez que activa uma ligação remota. Serve essencialmente para proteger as ligações de tentativas abusivas de acesso a máquinas sem autorização para tal.


Depois de instalado, poderá ter algumas acções a partir do ícone que se colocará na área de notificação de cada sistema operativo. Terá então em mãos uma excelente ferramenta de acesso remoto que, além do auxilio e além do trabalho que poderá ser feito, permite uma sem número de acções de puro ócio!


Licença: Shareware (preço=1.59 euros)
Sistemas Operativos: iOS 3.2 +
Download: Splashtop Remote Desktop for iPad 1.2.5.1 [5.6MB]
Homepage: Splashtop

Exit mobile version