Pplware

SpaceSniffer 1.1.3.0 – O seu disco a olho nu!

Antes de qualquer outra ideia que vos deixe, quero classificar este programa como… fantástico. Aliás, foi o que transpareceu na primeira apresentação que vos fiz.

Volto a explicar-vos que o SpaceSniffer é uma aplicação que varre o disco de ponta a ponta identificando graficamente espaços ocupados pelos diversos programas, drivers e funções normais, existentes em cada computador.

SpaceSniffer mostra detalhadamente o espaço ocupado no disco mediante a partição escolhida. Começa por ser muito curiosa a forma como rastreia o disco e o divide conforme a ocupação, isto tudo em tempo real! para isso basta que cliquem no botão Start.

O efeito que o varrimento vai fazendo do disco é impressionante. As cores vão dando formas de ocupação onde poderão ser visto os megas ou kbs ocupados. Se clicarmos com o rato num espaço identificado, podemos ver quem é o “inquilino” isso dá-nos um poder real de percepção, coisa que até hoje eu não tinha.

Se formos clicando nos diversos espaços e um desses espaço for um directório, este divide-se e vemos o que cada elemento dentro desse directório ocupa. Cores azuis e cores laranja vão dando indicações das camadas. Podem mudar a cor e podem ir navegando nas camadas como se fosse uma janela do explorador.

Para podermos ser mais minuciosos, o SpaceSniffer disponibiliza uma barra rápida que permite saber os espaços ocupados por tamanho, um filtro que usaremos para tentar ver mais facilmente onde o nosso espaço está entregue. Por exemplo, vamos ver quem ocupa mais de 5o megas no nosso disco. Então, na barra escrevemos>50mb e clicamos no botão Filter.

E pronto… eu estou já a imaginar todo o potencial desta ferramenta e as suas aplicações práticas!

Já vos tinha dito que era gratuita? E portátil?

Algumas novidades desta versão:

Leiam aqui todas as novidades desta versão

Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2K/ XP /Vista / 7 Download: SpaceSniffer 1.1.3.0 [1.42MB] Homepage: Uderzo Software

Exit mobile version