Provavelmente devem existir muitos utilizadores como eu, não deixam escapar uma aplicação sem a descarregar e com sorte… é logo instalada.
Na verdade são tantos os download que muitos nunca mais os vejo, pois o “buraco negro” para onde são laçadas no meu computador – a pasta Downloads – é de tal forma profundo que muitas simplesmente desaparecem.
Mas há muita muitos ficheiros, posteriormente, que tenho de ir manualmente colocar um a um no devido lugar… música na pasta Música, imagens na pasta Imagens, documentos nas pasta Documentos e por aí em diante. Há dias usei o Sort My Files… vão ver que vão gostar!
Esta aplicação é muito interessante pois actua como um verdadeiro estafeta, dentro da pasta onde descarregamos os nossos download. Pega em cada um dos ficheiros e entrega-os nas pastas devidas.
Essas pastas podem ser criadas se não existirem ou podemos apontar uma localização especifica, em cada categoria.
As categorias usadas são:
- Música
- Fotos
- Vídeo
- Documentos
- Programas
- Ficheiros compactados (tipo zip, rar etc.)
- E uma categoria Outros para tudo o resto
Esse processo é muito interessante porque o podemos optimizar, nas preferências da aplicação, Então basta abrir esta ferramenta que até é portátil e tudo e dar ordens para ela ir a determinada pasta e separar e entregar o que lá dentro existir.
Depois é ver o trabalho a acontecer e, no final do processo, é avisado com um sinal sonoro. É uma conceito interessante que no futuro poderoa ser colocada “inteligência” nos sistemas operativos para fazerem este tipo de serviço… fica a ideia!