O velhinho teclado e o não mais novo rato serão um dia substituidos por um qualquer interface que terá a capacidade de reconhecer o que pretendemos através da nossa linguagem corporal.
Imaginem o que será piscarmos o olho para que o browser seja aberto no peoplware.
Ou o porreiro que será ditarmos para o Word2024 como se estivéssemos a falar com uma pessoa que se encontra ao nosso lado e que ainda nos aconselhe a usar menos vezes a palavra “portanto” que tantas vezes insistimos em utilizar.
Preferem um interface de ligação directa ao cérebro em que podemos estar deitados na cama e a trabalhar entusiasticamente sem necessidade de ir ao escritório e ter de aturar o Antunes da contabilidade ?
Tudo a seu tempo!! Por agora o que podemos ter é o software BananaScreen.
Nome estranho? Então vejam o que ele faz…
Este software permite que consigamos desbloquear o nosso PC após a pausa do café apenas sendo nós mesmo.
Estranho, não?? Muito simples, simples desmais. E eu explico. Através da recolha de imagens da vossa face este software faz o reconhecimento facial e permite, ou não o acesso ao vosso PC.
Desta forma ficamos livres do teclado por mais uns segundos.
Vejo este software como uma possivel evolução na interface homem/máquina.
Muitos de vocês vão perguntar qual é mesmo a utilidade, ao que eu respondo, “Nem que seja para impressionar os amigos e os colegas!”
Simpático, verdade?
O único senão é o facto de termos de ter uma webcam, mas quem não tem hoje em dia? Sim, tu ai atrás, mas deves ser o único!
Eis um pequeno vídeo demonstrativo.