Lançado dia 30 de Novembro, o mobGAS é uma nova ferramenta para telemóveis, disponível em 21 línguas europeias, que permite aos utilizadores ver o impacto das suas opções quotidianas nas alterações climáticas.
Esta tecnologia inteligente, desenvolvida por cientistas do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, permite que os utilizadores vejam o impacto das opções que efectuam no seu dia-a-dia em termos de emissões dos três principais gases com efeito de estufa – dióxido de carbono, metano e óxido nitroso.
A aplicação utiliza informações sobre as actividades do dia‑a‑dia – cozinha, transportes, iluminação, aparelhos electrónicos, etc. – para calcular as emissões. Pode-se criar, num sítio Web seguro, um registo das emissões diárias, semanais e anuais do utilizador, que permite efectuar uma comparação com as médias nacionais e mundiais.
A aplicação inclui também uma animação que reflecte a contribuição do utilizador para o objectivo do Protocolo de Quioto. Saliente-se que os indivíduos podem ter um impacto significativo na redução das emissões. De acordo com os dados recentes do Eurostat, 21 por cento das emissões decorrem de processos industriais e afins, 31 por cento da produção de energia, 20 por cento dos transportes, nove por cento da agricultura, três por cento dos resíduos e a percentagem restante de outras fontes. «Isto mostra que os comportamentos individuais, nomeadamente a forma como nos deslocamos, os aparelhos que utilizamos e os alimentos que ingerimos, podem influenciar as emissões de forma apreciável. O estilo de vida e as opções dos consumidores constituem um factor‑chave, sendo por isso importante que as pessoas tenham consciência do impacto das suas opções pessoais», refere a CE em comunicado.
Descarregando a aplicação para um telemóvel, é possível aproveitar os momentos mais calmos para introduzir os dados respeitantes ao dia em causa. Estes dados podem abranger os meios de transporte utilizados, a forma como a casa foi aquecida, quanto tempo se viu televisão e o que se comeu.
A aplicação mobGAS será disponibilizada gratuitamente a todos os interessados. As redes de comunicações e os produtores de telemóveis participarão também na implantação da tecnologia a nível nacional. Esta tecnologia será demonstrada por cientistas do CCI no pavilhão da UE, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, que decorre em Bali desde ontem.