Pplware

SOFA 1.1.6 – Uma alternativa ao SPSS para análise estatística

Recentemente em conversa com um colega da área da contabilidade, ele questionava-me se eu conhecia alguma aplicação gratuita para análise estatística de dados. Neste segmento o SPSS (Statistical Package for Social Science) é considerado o melhor dos melhores, mas apesar de ser poderoso é pago e caro. Lembrei-me então que em tempos tinha visto um software com um nome engraçado e que talvez cumprisse os requisitos que ele necessitava. Apresentei-lhe o SOFA (Statistics Open For All) e ele ficou simplesmente maravilhado com as funcionalidades que o software oferece. Vamos conhecer alguma dessas funcionalidades.

O SOFA é uma aplicação bastante completa para análise estatística e criação de relatórios com gráficos. Esta super aplicação é gratuita, e está disponível para Windows, Linux e MacOS.

Introdução/edição/eliminação de dados

O SOFA oferece um interface user-friendly que permite aos utilizadores introduzirem, editarem e eliminarem dados estatísticos, assim como alterar o nome de campos, tabelas, etc . Além disso, existe ainda a possibilidade de importar dados a partir de ficheiros .csv, Excel, Google Docs, Open Office, etc.

Criação de gráficos atractivos

Com base nos dados estatísticos, o SOFA permite aos utilizadores criarem vários tipos de gráficos bastante atractivos e com excelentes detalhes. Além disso, o utilizador pode exportar essa informação para HTML e assim publicar facilmente num site. Os gráficos são interactivos, sendo apresentadas várias informações quando passamos o rato por cima. Podem ver aqui um Demo

Escolha do teste estatístico

O SOFA oferece a possibilidade de realizar vários tipos de testes estatísticos.

Vejam o SOFA em acção

Novidades do SOFA Statistics 1.1.6

Relativamente ao Statistics 1.1.6, estão agora disponíveis algumas novas funcionalidades das quais se destacam:

Veja outras novidades aqui

Esta aplicação impressionou-me pelo interface e funcionalidades que oferece ao utilizador. Para quem procura um ferramenta para análise estatística e que produza gráficos bastante interactivos, o SOFA é sem duvida uma excelente aplicação. O SOFA permite a criação de base de dados para guardar a informação, tendo suporte para o MySQL, Microsoft Access, SQLite, PostgeSQL, e Microsoft SQL Server. Já disse que é gratuito? Pois, a página do projecto já registou mais de 45.000 mil downloads.


Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows/Linux/MacOS
Download: [Windows] sofa Stats-1.1.6 (25 MB)
Download: [Ubuntu] Sofa Stats-1.1.6 (1.3 MB)
Download: [Mac] sofa Stats-1.1.6 (38 MB)
Download: [Linux] sofastats-1.1.6 (1,7 MB)
Homepage: Sofastatistics

Exit mobile version