Todos aqueles que programam, seja em que linguagem for, sabem o bem que certos pedaços de código que executamos com frequência ou que nos deram muito trabalho a conseguir valem mais do que certas pedras preciosas.
Por norma tendemos a guardar esse código para o reaproveitarmos noutras ocasiões. Colocamo-lo em ficheiros de texto sem qualquer ordenação e tipicamente “ao molho”, misturado com o resto de código e funções que vamos recolhendo e inventando. Mas e se usássemos um software que nos permitisse ter esse código organizado por funções e por linguagens de programação? O Snipplely permite-vos fazer isso de forma bem simples.
Esta aplicação, desenvolvida para Air da Adobe, permite que organizem o vosso código de forma simples, e com a possibilidade de adicionarem notas a esse código. São snippets que são arrumados e agrupados da forma que melhor vos convier.
O Snipplely tem ainda a grande vantagem de conseguir mostrar o código com a sintaxe em destaque, sendo esta marcada por cores. As linguagens que podem ser destacadas são as seguintes:
- Javascript
- Ruby
- CSS
- PHP
A interface está agrupada em duas zonas, uma onde estão os vossos grupos e outra onde podem ter os vossos snippets. Na primeira podem criar entradas por função ou por linguagem de programação.
Toda a criação e remoção de grupos ou de está snippets concentrada na zona inferior do final Snipplely. Ai encontram um botão + e um –, que serve respectivamente para criar ou remover/renomear grupos ou snippets.
Depois de criados os vossos Grupos é hora de começarem a colocar os vossos snippets. Para cada um deles é possível colocarem texto ou código. Tanto quanto queiram, podendo inclusive adicionar alternadamente cada um deles.
Definam então o título, uma descrição e depois disso o código e o texto pretendido. Se pretenderem podem arrastar snippets entre grupos.
O único requisito (óbvio) que esta ferramenta necessita é que tenham instalado o Air. E por ser desenvolvido para esta plataforma é utilizável em qualquer um dos sistemas operativos mais comuns (Windows, Linux ou Mac).
Esta ferramenta é uma grande ajuda para todos aqueles que programam de forma mais intensiva e que têm algumas funções muito pessoais ou para guardar código que utilizam de forma recorrente e que pretendem guardar religiosamente.
Usem-no para se organizarem um pouco mais e assim serem mais produtivos. Tentem e vão ver que não querem outra coisa!