Depois de terem sido comprados pela Microsoft e agora que o negócio tem o aval para se realizar, esperava-se que o Skype começasse a sua integração no universo Microsoft. Aparentemente esta fusão ou integração ainda não teve início de forma visível para os utilizadores e o rumo que as novas versões estão a tomar apontam noutro sentido.
A última versão que tinha sido disponibilizada apontava um rumo muito preciso e que nesta nova versão está apenas a confirmar essa decisão, aumentando ainda a integração com o Facebook.
Esta nova versão, a 5.5, traz muitas novidades, sendo que a maioria delas está relacionada com a integração do Facebook. Esta aposta que foi feita pelo Skype, à partida está ganha. Os utilizadores desta ferramenta deixam de ter de sair dela para que possam interagir com os seus amigos virtuais.
A versão anterior aflorou o que poderá ser a integração destas duas redes, ao trazer para os utilizadores um separador onde estes podiam acompanhar tudo o que se passava na sua conta do Facebook. Podiam aí ser vistos as actualizações e os posts que os seus amigos iam colocando.
A versão agora apresentada leva este conceito um pouco mais longe ai integrar muitas das funções que um cliente do Facebook deveria ter. Passamos a poder colocar actualizações directamente no separador que existe para vermos a nossa conta do Facebook e passamos a ter um separador específico para vermos os nossos amigos e falarmos assim com eles.
Eis as novidades que esta versão apresenta:
- Facebook Instant Messaging – Conversem com os vossos amigos do Facebook directamente pelo Skype.
- Separador de Contactos do Facebook – Um novo separador no Skype dedicado aos vossos contactos do Facebook.
- ‘Like’ e comentário num status do Facebook – Pode usar o Facebook News Feed dentro do Skype para poder comentar um estado de um amigo ou para fazer um “like”, sem terem de fazer login no Facebook.
- Nova barra de Controlo de Chamadas – Apresenta agora novos ícones com um grafismo redesenhado.
- Melhorias no processo de gravação de um número de telefone na secção “Call Phones”.
- Melhorias visuais no processo de colocação de uma chamada em espera.
Tal como referido antes, esta nova versão do Skype ainda não mostra qualquer toque da Microsoft, mas revela uma cada vez maior integração desta ferramenta com o Facebook. Esta aposta da Skype trará os seus frutos e com certeza que muitos dos utilizadores do Facebook vão eleger o Skype como a sua principal ferramenta de IM, pois conseguem ter de forma simples acesso a duas redes de conversação já largamente difundidas.
Espera-se para breve a integração do Skype com o universo Microsoft, mas ainda é cedo para se começar a perceber de que forma e em que ferramentas ele terá lugar. Quem sabe não veremos uma fusão do MSN com o Skype e consequentemente com a integração do Facebook nesta nova super ferramenta.
Esperemos para ver o que a Microsoft fará ao Skype e onde o irá encaixar no seu já vasto império de ferramentas e de serviços. Para já o rumo é seguir com a integração com o Facebook.