Sou utilizador do Outlook desde a primeira hora confesso, e tenho-me dado satisfatoriamente bem. No entanto, e como cada vez mais a tendência é deixar-mos de estar dependentes dos nossos PC’s e termos as nossos dados de trabalho alojados na Internet, comecei a render-me às aplicações do Google. Desde o Gmail ao Google Calendar, passando pelo Google Docs.
E sinceramente ainda só consigo estar num misto de dados locais e sincronizados com as ferramentas Google. Se por um lado preciso de ter os dados acessíveis offline por outro nem sempre tenho o meu PC à mão e com net. Enfim, eu admito que sou meio complicado, mas só sei trabalhar assim.
Se o IMAP (e/ou o POP3) veio solucionar parte do meu problema, dando-me hipótese de ler o meu mail (GMail e outras contas) em qualquer lado, ainda não tinha arranjado solução para o resto.
O meu problema maior tinha sido até hoje conseguir sincronizar a agenda do Outlook com a agenda do Google Calendar. Já testei muitas ferramentas e todas prometiam o mesmo. Na verdade nenhum fazia o que eu realmente queria e que me tinha sido prometido.
Sinceramente já tinha colocado de lado o Google Calendar pois não me apetecia estar a criar entradas no calendário a dobrar. Se o Outlook sincroniza tão bem com o PDA porque raio não aparece a ferramenta que eu preciso e que funcione como esperado??
E depois de tanto esperar eis que a solução aparece e vinda da casa mãe (Google).
Sim, o Google lançou uma ferramenta de sincronização que permite a sincronização entre o Google Calendar e o Outlook.
Se bem que esta versão ainda é apenas uma versão inicial, que está de alguma forma limitada, já faz o mínimo exigido. Ou seja, apenas permite que sejam sincronizados o calendário primário do Calendar com o base do Outlook.
De instalação muito simples, basta-nos indicar o nosso endereço de mail com que acedemos ao Calendar, a nossa password de acesso, o tipo de sincronismo (bi-direccional ou só num sentido) e o tempo de espera entre sincronismos (de fazer notar que o tempo mínimo entre 2 sincronizações é 10 minutos) e está pronto a usar.
O primeiro processo de sincronismo pode ser um pouco demorado, mas isso depende das entradas que tenham nas agendas.
Tão simples de usar como é de configurar, esta ferramenta não tem mais do que 4 acções possiveis. Ou iniciamos o processo de sincronização (que é também automático), paramos um processo iniciado, acedemos às opções da ferramenta ou simplesmente saimos.
Naturalmente que ganhámos mais um icone na barra de tarefas, mas isso hoje em dia não nos pode surpreender. Se o sincronismo estiver a ser efectuado, é-nos mostrado o icone abaixo:
Se o guerreiro estiver em descanso, somos presenteados com o ícone abaixo:
Acho que depois desta vou ter de arranjar mais uma para me dar cabo da cabeça! E por acaso acho que achei, um sincronizador entre o MyDocuments e o Google Docs. Alguém conhece alguma ferramenta?? (Eu ainda não procurei, aviso já!!)