Depois do Pedro Pinto ter mostrado neste artigo a forma fácil de verificar que portos têm abertos no vosso computador, apresento-vos uma das ferramentas faladas nesse artigo. Esta permite-vos verificar de forma fácil e fidedigna se determinadas portas estão abertas no vosso PC e na rede onde se situam.
Falo-vos do Simple Port Tester. Esta ferramenta irá executar o teste mais rigoroso que podemos ter aos postos quando se trata do acesso à Internet e da Internet. Não adianta usarem ferramentas que recorrem a esquemas “manhosos” de loopbacks para testar.
Funcionando numa filosofia cliente/servidor consegue testar o acesso da Internet para o vosso PC. Para isso recorre ao site de onde esta ferramenta é originária para esse teste. O teste consiste num pedido do servidor para o vosso PC. E caso o porto esteja aberto o Simple Port Tester irá estar lá para responder.
Com uma interface muito limpa e simples é-nos apresentada apenas e só a possibilidade de escolher qual o IP que pretendemos usar no teste e que portos a verificar. Lembrem-se que consoante o IP usado o acesso à Internet poderá ser condicionado, no entanto do lado inverso haverá também dificuldades no acesso a portos internos dentro da vossa rede.
Seleccionem então o IP a usar e os portos a testar, sendo que podem seleccionar vários (TCP ou UDP) e carreguem no botão Begin.
Na janela direita da ferramenta é-vos mostrada a página de teste com o porto a ser testado e no final o resultado do teste.
A vantagem desta ferramenta face à pagina que nos é mostrada (e onde podemos fazer testes) reside no facto de poderem fazer testes não só a portos TCP como a UDP. O site está limitado a portos TCP.
Na hora de testarem a vossa rede para verificarem que portos têm abertos e se podem usar o software A ou B que está dependente do porto X ou Y lembrem-se desta ferramenta que vos vai dar muito jeito!
Novidades desta versão
- Suporte para 52 idiomas