Não é algo que tenha de ser feito todos os dias, mas por vezes somos obrigados a fazer cópias integrais dos nossos discos. E a forma fácil de o fazer é recorrer ao explorador de ficheiros do Windows. Mas isso obriga-nos a ter várias janelas abertas e a usar recursos do PC que podemos necessitar para outras coisas.
Mas e que tal usar uma aplicação específica para o efeito? Usemos então o Simple HDD Cloner.
Com esta pequena aplicação podemos então fazer cópias (clones) dos nossos discos rígidos. Basta definirmos qual o dispositivo de origem e o de destino. E no destino podemos inclusive indicar qual a pasta que queremos que albergue a nossa cópia.
Desta forma podemos trocar o disco do nosso computador e, sem termos de reinstalar o nosso PC na íntegra, voltar a ter tudo como estava antes. Basta fazer um clone do nosso disco e posteriormente reverter essa cópia.
É claro que o Simple HDD Cloner não se limita a fazer cópias entre discos dos PC’s, ele pode ser usado para fazer cópias de segurança das nossas Pen USB.
A sua utilização é extremamente simples. No passo 1 definimos a origem dos dados, ou partir da lista apresentada ou através da indicação manual da drive. Escolham aqui o disco que querem copiar. No passo 2 indicam o local onde pretendem guardar os dados. Mais uma vez têm várias hipóteses. Indicam directamente a letra da drive, escolhem da lista detectada pelo programa ou definem a drive e a pasta para colocar os dados.
No final apenas têm de carregar no botão Clone. Será apresentada uma nova caixa a indicar que o processo de cópia vai ser iniciado, bastando para isso carregarem no botão OK.
Após este passo será aberta uma janela de DOS onde podem acompanhar todo o processo de cópia. Aí podem ver quais os ficheiro que estão a ser transferidos entre os dispositivos.
Como é natural, e numa aplicação tão simples, não existem quaisquer opções de configuração. Até porque as funções são básicas. Copiar dados do disco A para o disco B.
Pena é que não exista uma mensagem no fim da cópia dos dados. Apenas termina sem indicar nada ao utilizador. Algo a rever para futuras versões.
De referir ainda 2 pontos importantes. Em primeiro lugar esta é mais uma aplicação portátil e que deve acompanhar a vossa Pen de busca e salvamento. E em segundo devem ter instalado o Microsoft .NET Framework 2.0.
Testem e coloquem-na na vossa pen do dia a dia. Nunca se sabe quando não vão precisar.