O controlo das nossas máquinas depende de um elevado número de factores, mas não nos é permitido que as desliguemos de forma automática ou mediante um qualquer evento.
Existem softwares especialmente criados para este efeito, que mediante a ocorrência de um evento iniciam o processo de desligar, o que facilita o controlo. O Shutdown Scheduler é um deles, que com as suas características específicas tem um interesse especial.
Este tipo de softwares estão a monitorizar a vossa máquina e sempre que o evento definido aconteça, inicia o processo de desligar, ou outro que definam, evitando que a vossa máquina fique a consumir recursos de forma desnecessária.
Os eventos que o Shutdown Scheduler permite não se limitam aos temporais, tempo passado desde um determinado momento ou a determinadas horas, mas adiciona-lhe o tempo de inactividade, o terminar de uma determinada aplicação ou quando o computador terminar de emitir som.
Para o usarem devem apenas escolher o evento que pretendem da lista que é apresentada. Se escolherem a presença de um determinado software, é apresentada uma lista das aplicações abertas e devem escolher a pretendida. Se for temporal devem escolher o tempo pretendido.
Depois disso devem apenas carregar no botão Begin para que o processo de monitorização se inicie. Será apresentada uma janela onde é indicado o evento escolhido e, no caso de ter sido escolhido um temporal, é apresentado o tempo que está em falta.
Podem em qualquer altura interromper esse processo, bastando para isso carregar no botão Cancel.
Na interface principal do Shutdown Scheduler podem aceder a uma configuração avançada, sendo este acesso através da estrela que está no topo superior da interface.
Esta configuração avançada permite que definam o que acontece no final do evento. Para além do desligar ou hibernar podem também escolher o fechar de uma determinada aplicação ou um conjunto de outras tarafas que inibem o acesso à máquina ou à Internet.
Para além desta configuração podem ainda definir o que é feito antes do desligar do sistema, se pretendem ser alertados com um aviso sonoro ou quanto tempo pretendem esperar entre o evento e a acção definida.
O Shutdown Scheduler, à semelhança de outros softwares com funcionalidades idênticas, permite que poupem recursos na vossa máquina sempre que esta termina tarefas sem estar a ser acompanhada.
A funcionalidade que mais se destaca, face aos softwares similares, é a possibilidade de desligarmos a nossa máquina sempre que determinada aplicação termina ou deixa de estar disponível no Windows.
Esta é uma alternativa ao que têm disponível para esta função e consegue estar à altura do que é pretendido. Testem o Shutdown Scheduler e podem abandar os anteriores que usam para esta função.