Pplware

Shredder8 – Eliminar ficheiros de forma segura no Windows 8

Os ficheiros que temos nos nossos sistemas operativos por vezes necessitam de ser eliminados de forma definitiva e sem capacidade de recuperação. São situações pontuais e que necessitam de aplicações específicas para que sejam realizadas sem possibilidade de retorno.

Já vos tínhamos apresentado várias aplicações para este fim no Windows, mas agora surge uma que está especializada para o Windows 8 e RT. O Shredder8 permite eliminar ficheiros de forma permanente do vosso computador ou tablet que corra o Windows 8.

Os processos de eliminação de ficheiros normais do Windows são falíveis e apenas quando voltarem a ser escritos dados nessa zona do disco é que estes são realmente eliminados. Para prevenir situações de recuperação indevida ou indesejada recorrem-se a ferramentas como o Shredder8.

Com o Shredder8 vão conseguir eliminar da vossa máquina ficheiros de forma permanente, garantindo que estes não conseguem ser recuperados com recurso a aplicações de recuperação de dados.

Desta forma garantem que os ficheiros que indicarem são mesmo eliminados e que não podem mais tarde ser recuperados. Apesar de ser uma aplicação que não será sempre usada, é importante ter para eliminar ficheiros de forma pontual.

O que distingue o Shredder8 de outras aplicações similares é o facto de ter sido criado para correr no Windows 8 e no RT.

Para eliminarem ficheiros de forma definitiva com o Shredder8 necessitam apenas de os escolher, ou às pastas onde estes estão, e indicarem o método que pretendem usar para a sua eliminação.

O Shredder8 disponibiliza várias formas de eliminar ficheiros, estando disponíveis os métodos U.S DoD 5220.22-M, British HMG IS5 (Enhanced), Russian GOST P50739-95, German VSITR e outros de escrita rápida.

Assim que indicam ao Shredder8 para eliminar esses ficheiros ele alerta que vão ser impossíveis de recuperar e inicia a eliminação.

anterior próxima

Outra funcionalidade interessante e que pode ser usada em qualquer altura é a capacidade de limpar o espaço vazio do vosso disco, eliminando a possibilidade de recuperação de ficheiros que tivessem sido eliminados antes.

A forma como o Shredder8 faz isso é através da criação de um ficheiro que ocupará a totalidade do espaço livre e que no final do processo é eliminado. Caso o processo seja parado por alguma razão este ficheiro pode ser eliminado de forma manual, como qualquer outro ficheiro.

O Shredder8 é uma excelente aplicação para garantirem que os vossos dados não podem ser recuperados. Usa algoritmos confiáveis para proceder à eliminação desses ficheiros e ainda vos garante que os que eliminaram antes não podem ser recuperados.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 8/RT
Download: Shredder8
Homepage: Shredder8

Exit mobile version