Há dias precisei de montar um sistema muito interessante de recolha de dados remotos. Isto é, 5 comerciais fazem as visitas aos clientes, recolhem nos PDA’s as devidas encomendas e a determinada hora sincronizam o PDA via GPRS e descarregam remotamente as encomendas. A partir daí é todo um processo administrativo para dar seguimento às encomendas.
Neste caso particular, o operador apenas necessitava de saber que ao servido, haviam chegado dados para serem processados. Nada como usar uma ferramenta que “vigia” as pastas e informa por pop up ou por som, que algo ou alguma coisa “invadiu” a pasta em causa.
Como a ideia era monitorizar vários locais em sitios diferentes, o Notify, que já usei em tempos, não servia, então o ShareWatcher ancaixou como uma luva.
Basicamente, esta ferramenta permite vigiar várias pastas e proceder á notificação conforme o operador desejar. Permite um vasto nível de alarme e permite que sejam adicionadas várias pastas, ao sistema de vigilância.
O operador poderá personalizar os níveis de aviso, poderá identificar apenas um tipo de ficheiro que deverá ser reportado, além de vários outros aspectos de ligação a locais externos, via proxy.
Além de uma estrutura simples e intuitiva, esta ferramenta vai mais longe e oferece um histórico do que foi “mexido” das pastas pelo operador identificadas, como alvo a vigiar. este histórico pode ser exportado para servir de registo, por exemplo.
Pode alargar esta vigilância à própria raiz e recebe logs de tudo o que é escrito nessas pastas. Há um vasto leque de situações onde esta ferramenta tem uma aplicação extremamente útil.
Esta aplicação poderá ser usada noutros meios que não o empresarial. Numa rede partilhada, numa escola, em tantos outros lugares onde precisa de monitorizar uma pasta que esteja aberta a acessos por terceiros.
Artigos relacionados: