E qual a vantagem desta ferramenta face a todas as outras que por aí andam a popular na Internet? Na minha opinião, vale tudo pelo facto de não ter de instalar nada no PC que for utilizado para a sincronização.
Existem outras ferramentas que dispensam instalação, é verdade, mas quantas delas estão alojadas e correm directamente do seu iPod? Pois, essa resposta também eu esperava ouvir. Poucas ou mesmo nenhuma, com excepção desta!
Só por si, uma nova versão de software não daria direito a um artigo, mas esta nova versão traz muitas novidades.
E a que mais salta à vista é a nível de imagem. Ou seja, todo o grafismo do programa foi alterado. E para melhor no meu entender.
Eis a restante lista das alterações introduzidas:
- Edição das tags de cada mp3
- Suporte para importação de vídeo
- Suporte para iPod Touch e iPhone
- Drag and drop de mp3 do disco para o iPod e do iPod para o disco
- Exportação de Playlists para o iTunes
- Suporte para numero de vezes que um mp3 é lido e data da ultima leitura
- Suporte para ajuste de volume
- Leitura e ordenação de ficheiros ainda mais rápida
Penso que todos os que têm um iPod [seja de que flavor for] devem pelo menos testar esta ferramenta para que possam conhecer alternativas viáveis ao iTunes.
Depois da apresentação da ferramenta passemos então à parte prática da utilização da mesma.
Os novos utilizadores não devem ter qualquer problema na utilização. Basta gravarem o zip da net para o disco, descomprimir e meter o conteúdo no iPod. É para colocar no iPod [na raiz] e correr a partir dai. Não adianta correrem a aplicação a partir do vosso disco.
Quanto a quem faz upgrade para a nova versão, devem seguir os mesmos passos, ou seja, Basta gravarem o zip da net para o disco, descomprimir e meter o conteúdo no iPod. No entanto e porque tive alguns erros na primeira utilização depois do upgrade, recomendo que apaguem todos os ficheiros da raiz do iPod [ficheiros apenas, nada de directorias!! Isto se prezam os mp3 que têm dentro do iPod]. Após isso é apenas e só correr a aplicação.
No meu caso concreto tive outro problemas, mas que os utilizadores bem comportados não devem ter. Aparecia-me uma mensagem de erro a indicar que por alguma razão o iTunes estava a usar o iPod. E logo que eu que desinstalei o iTunes à mais de 2 meses!!
Tal como eu suspeitava, estava ainda no meu iPod um ficheiro de controle que deveria ter sido apagado. Mas não existe problema, basta renomear o dito cujo.
A sua localização é [sendo H o meu iPod] H:\iPod_Control\iTunes\. Ai dentro devem achar um ficheiro iTunesLock que devem renomear para [por exemplo] old_iTunesLock. No meu caso foi suficiente.
Atenção que depois do programa correr volta a ser criado um ficheiro com esse nome. E esse é para ficar lá quietinho.