Um computador por casa, já Bill Gates ambicionava este cenário. Na verdade os lares deste nosso mundo começam a receber computadores, mesmos os lares mais carenciados. Uma máquina em casa é usada por toda a família e cada um tem de proteger os seus dados da melhor maneira que sabe e pode. Para quem necessita de proteger e esconder material sensível, deixo esta sugestão: SecretDrive.
Existem vários métodos de proteger ficheiros e pastas dentro na nossa máquina, este é bastante maduro e seguro. basta ver os algoritmos de encriptação disponíveis para uso na ferramenta:
- AES (Rijndael)
- GOST 28174-89
- Blowfish
- Twofish
- CAST 256
Na prática, SecretDrive cria dentro do nosso sistema discos virtuais visíveis ou invisíveis, conforme quisermos, com os dados cifrados, protegidos do acesso abusivo por palavras-passe. É fácil montar ou desmontar uma drive criada.
Basicamente, depois de descarregado e instalado, apenas temos de criar uma drive virtual. Clicamos no primeiro ícone “Create container” e seguimos passo-a-passo o que nos é pedido.
Como referi antes, podemos criar vários tipos de drives virtuais:
- File container: Drive virtual que se assemelha a um disco, que poderá ser formatado, desfragmentado, entre outras opções típicas de um disco.
- Hidden Subcontainer: Esta opção coloca dentro da drive virtual uma pasta que está invisível, apenas aparece quando evocada pelo proprietário da mesma. Totalmente segura a qualquer tentativa de desbloqueio.
- Ram Container: Este método não cria o espaço virtual no disco, cria-o na memória ram.
O tamanho da drive está padronizada pelos normais tamanhos dos discos ópticos: CD de 650 MB e DVD de 4481 MB. No entanto, pode deixar o espaço sem uma restrição especifica e vai gerindo conforme necessite. Outra opção que pode servir de auxilio, visto esta aplicação permitir criar até 8 drives virtuais, é usar o serviço de gestão de quotas de discos, disponível nas propriedades da drive virtual.
Processo terminado, esperamos uns minutos para que seja criada na sua máquina um disco com o tamanho que escolhemos e com todas as características de um disco físico. Estes contentores de dados são extremamente seguros, quase impossíveis de os violar. Para quem tiver necessidade de esconder e proteger de forma segura qualquer informação sensível e relevante, este é o sistema quase perfeito (não existem serviços ou métodos perfeitos).
O serviço depois de pronto e por ordem sua na instalação, ficará com um letra especifica e será iniciado, se desejar, no arranque do Windows. Facilmente o abre, para poder descarregar lá dentro todos os ficheiros que ache necessário. Insere sempre a password que escolheu, quando também escolheu o tipo de criptografia que haverá de proteger a sua estrutura de segurança.
A versão a 64bits, que não é gratuita, permite que crie até 16 drives, mas esta solução a 32bits e 8 drives virtuais, chega e sobra para criar cifras on the fly, quer isso dizer que mal caia dentro deste contentor qualquer ficheiro é de imediato cifrado.
Monte e desmonte de forma manual as drives, use e abuse desta protecção gratuita, apenas para uso pessoal e não comercial.
Obs.: Esta semana soube de um “possível caso de espionagem industrial”, onde um portátil foi roubado com informações e códigos fonte de um projecto inovador, com muitas horas de trabalho!!! Nunca nos devemos fiar no destino!