Pplware

SARDU – Construa uma pen USB multiboot

Todos conhecemos a facilidade com que usamos um qualquer cd, dvd ou pen USB com um live SO ou com uma ferramenta de instalação. Conseguimos arrancar um computador com um sistema operativo que está num qualquer media que disponibilizarmos para arranque. Esta funcionalidade permite salvarmos um computador infectado SO com um vírus, testamos um linux ou tão simplesmente instalamos um qualquer sistema operativo.

Por norma podemos apenas colocar um desses sistemas operativos por media, o que limita um pouco. Podíamos criar uma super pen USB onde teríamos um misto de instalador de vários sistemas operativos, sistemas de limpeza de vírus e outras ferramentas necessárias. Essa funcionalidade está já disponível e é-nos trazida pelo SARDU.

Este software portátil permite que criem pen USB multoboot, onde vão colocar todos os sistemas operativos ou ferramentas de recuperação de PC que entendam, mantendo-as organizadas e prontas a serem iniciadas como um qualquer DVD.

Para usarem esse media só têm de o colocar no vosso PC e indicar que pretendem bootar dele. Ao arrancar será mostrado um sistema de menus onde as imagens que criaram vão estar organizadas e prontas a arrancar. Só têm de escolher a que pretendem usar.

Todo o processo se inicia com a utilização do SARDU para construírem o vosso disco de arranque. Na sua interface estão disponíveis diversos separadores onde podem escolher algumas ferramentas de suporte à recuperação de sistemas operativos, ferramentas de gestão de disco ou distribuições de Linux. O próprio SARDU se encarrega de descarregar as imagens das ferramentas que pretendem usar. Desta forma tudo fica concentrado num só local e com gestão de apenas uma ferramenta. Podem naturalmente adicionar as imagens que pretenderem para criar o vosso instalador personalizado.

Com o SARDU podem, por exemplo, criar um disco USB para instalação das mais recentes versões do Windows, em 32 ou 64 bits, da vossa distribuição de Linux favorita e ainda adicionar algumas ferramentas de recuperação de disco ou sistema operativo.

A construção dos menus de navegação e de utilização fica a cargo do SARDU. É criada uma entrada para cada um dos separadores apresentados na ferramenta.

O SARDU detecta as pens que estão presentes no vosso computador e permite que escolham a que pretendem utilizar. Existe a possibilidade de criarem listas negras de drives USB para que não removam dados de forma acidental.

Depois de recolherem os ISO que pretendem que estejam incluídos na vossa pen, quer seja por download através do SARDU ou por indicação do local onde eles se encontram, basta indicarem que pretendem que seja criada a vossa pen e o SARDU trata de todo o processo, desde a formatação da pen até à gravação dos ficheiros.

Vejam no vídeo abaixo a forma completa de usar o SARDU. Este vídeo é bastante explicativo e vão com certeza entender o propósito da criação do SARDU e a forma simples de o usarem.

Esta ferramenta é portátil e permite criarem super pens USB onde vão poder ter as mais diferentes versões dos vossos sistemas operativos e das ferramentas de suporte à manutenção e recuperação destes.

Usem o SARDU para criarem dispositivos que vos vão ajudar na manutenção de diversos computadores e vão permitir ter um vasto leque de ferramentas concentradas e prontas a ser usadas.

Quanto mais for a vossa pen ou disco USB maior serão as vossas possibilidades de incluir outras ferramentas. Usem e abusem do SARDU!


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/ Vista/ 7
Download: Sardu 2.0.3
Homepage: Sardu

Exit mobile version