Pplware

Safari 5 – O renovado browser da Apple

O anúncio do novo browser da Apple, passou praticamente despercebido pelo brilho e pela atenção que a saída do iPhone 4 cativou. No entanto, o novo Safari traz novas e importantes funcionalidades. O Safari 5 possui mais de uma dúzia de novas avançadas funcionalidades HTML5 que permitem que os programadores de págians da Internet criem experiências com grande riqueza multimédia, incluindo reprodução em ecrã completo e legendas para vídeo HTML5. Entre outras novas funcionalidades HTML5 no Safari 5 estão a geolocalização, elementos sectoriais, atributos arrastáveis, validação de formulários, Ruby, AJAX History, EventSource e WebSocket.


O Safari continuar a liderar a nível de rendimento, inovação e suporte a standards”, disse Philip Schiller, Vice Presidente de Marketing de Produto da Apple. “O Safari opera agora em mais de 200 milhões de dispositivos em todo o Mundo e o seu motor open source WebKit funciona em mais de 500 milhões de dispositivos.”


HTML 5

Na verdade, o caminho segue fluído pelo HTML 5, sem vacilar a Apple aposta na quinta versão da linguagem de desenvolvimento HyperText Markup Language (HTML) e, segundo dizem, esta versão do HTML 5 ameaça o Flash, JavaFX e Silverlight.

A Apple lançou esta semana o Safari 5, a última versão do navegador de internet que, segundo a Apple, é mais avançado e inovador do Mundo. Esta nova versão inclui o novo Safari Reader para ler artigos na Internet sem distracções, uma melhoria de performance de 30 por cento quando comparado com o Safari 4, e a possibilidade de escolher Google, Yahoo! ou Bing como o motor de pesquisa na área de pesquisa do Safari.

Este browser está disponível tanto para Mac como para Windows e inclui ferramentas de desenvolvimento melhoradas e mais de doze novas tecnologias HTML5 que permitem aos programadores criarem sites e páginas de Internet ricas e dinâmicas.


Safari Reader

O Safari Reader facilita a leitura de artigos na Internet de uma ou várias páginas, ao apresentá-las numa vista nova, única, organizada e sem conteúdos adicionais. Quando o Safari 5 detecta um artigo, os utilizadores podem clicar no ícone Reader no Smart Address Field para mostrar o conteúdo completo para uma leitura clara e sem interrupções, com opções para aumentar, imprimir e enviar via email. Claro que a leitura em português fica completamente descabida, pela “pronuncia” inglesa.

Nitro JavaScript

Assente no motor Nitro JavaScript, o Safari 5 no Mac executa JavaScript 30 por cento mais rapidamente do que o Safari 4, é 3% mais rápido que o Chrome 5.0 e até duas vezes mais rápido que o Firefox 3.6. O Safari 5 também carrega novas páginas Web de forma mais rápida usando uma funcionalidade denominada prefetching de Domain Name System (DNS) e melhora o armazenamento de páginas vistas anteriormente para voltar a carregá-las de forma mais rápida.


Extension Builder

O novo Safari Developer Program é gratuito e permite aos programadores personalizar e melhorar o Safari 5 com extensões baseadas em tecnologias Web standard como HTML5, CSS3 e JavaScript. O Extension Builder, novo no Safari 5, simplifica o desenvolvimento, instalação e packaging das extensões. Para maior segurança e estabilidade, as Safari Extensions estão num ambiente isolado (sandboxed), possuem um certificado digital da Apple e são apenas executadas apenas no navegador.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows/Mac
Download [win]: Safari 5 [31.00MB]
Download [mac]: Safari 5 [37.50MB]
Homepage: Apple

Exit mobile version