A salvaguarda das configurações dos equipamentos sempre foi identificada como sendo uma medida a ter em conta. Para além de podermos recuperar de uma asneira que cometamos, pode permitir que recuperemos de uma situação de avaria. Naturalmente que esta ideia deve estender-se aos equipamentos que temos em nossa casa.
Passamos agora a ter mais uma razão para fazermos os backups regulares do nosso router que temos em casa ou no nosso local de trabalho. A razão é que passamos a poder recuperar passwords de acesso e das redes wireless. Graças ao RouterPassView.
A informação que segue dentro de um backup de uma configuração de um equipamento é muito variada. Desde parâmetros do router, dados de ligação ao nosso ISP e passwords de acesso ao equipamento e às diferentes interfaces deste. Naturalmente que estes dados não estão guardados de forma legível. Mas graças ao RouterPassView podemos passar a ter acesso a esses dados.
O RouterPassView é uma aplicação portátil que nos vai permitir “olhar” para dentro dessa configuração e extrair a informação útil para nosso consumo. E para isso recorre aos ficheiros de backup do nosso router que tenhamos.
Os modelos actualmente suportados são os seguintes:
- Linksys WRT54GL (com firmware original ou firmware Tomato), WRT54G (apenas alguns), WRT160N, e possivelmente modelos similares.
- Edimax BR6204WG e possivelmente modelos similares.
- Siemens ADSL SL2-141 e possivelmente modelos similares.
- Dynalink RTA1025W e possivelmente modelos similares.
- NETGEAR WGT624 e possivelmente modelos similares.
- ASUS WL-520g, WL-600g e possivelmente modelos similares.
- D-Link DIR-655, DIR-300 e possivelmente modelos similares.
- Sanex SA 5100 e possivelmente modelos similares.
- Sitecom WL-351 e possivelmente modelos similares.
- COMTREND 536+ (Apenas login Internet)
- US Robotics 9108 ADSL (Login Internet e login de admin)
- D-Link DSL-2540U/BRU/D ADSL2+, DSL-2650U, DSL-520B
A utilização desta ferramenta é extremamente simples. Basta que a executem e após isso escolham o menu File e ai dentro a opção Open Router Config File. Se preferirem podem apenas arrastar o ficheiro de backup para dentro da janela do RouterPassView. Se o vosso router for suportado então serão mostradas as palavras passe que ai existirem. Caso permaneça vazia então seu equipamento não é ainda suportado.
Apesar de ser ainda uma ferramenta muito nova e que por isso não suporta muitos equipamentos, é de ter em conta nos momentos de desespero em que pretende recuperar o controlo do seu router. Espera-se que as próximas versões venham preparadas para suportar muitos outros equipamentos.
A sua portabilidade e o seu tamanho reduzido fazem do RouterPassView mais uma ferramenta a ter guardada na Pen USB de SOS.
Nesta nova versão apenas foi adicionado o suporte para novos routers. Com o passar do tempo esta ferramenta está a tornar-se madura e cada vez mais capaz.