Pplware

Robocopy – Acelere e optimize a cópia de ficheiros

Existem muitas e boas ferramentas dentro do Windows, já o disse várias vezes. E várias vezes disse que optamos por instalar ferramentas externas quando o Windows as tens disponíveis e integradas dentro dele.

Um desses (bons) exemplos é o Robocopy. Capaz de rivalizar com o qualquer outra ferramenta de cópia de ficheiros de Windows esta ferramenta está disponível de raiz desde o Windows Vista. Disponível para o XP através da instalação de um conjunto interessante de outras ferramentas e disponível aqui.

Mas torna-se complicado explicar tudo o que o robocopy é capaz de fazer. Ele faz quase tudo o que se possa pensar e referente, claro está, a copiar ficheiros do local A para o local B.

Apareceram erros? Ele insiste N vezes (sendo que quem define N é o utilizador).

Cópias lentas e ficheiro a ficheiro? Ele lança N processos paralelos (mais um N que você decide)

As mais valias desta ferramenta são as seguintes:

Caso vão testar o comando e antes de começarem a bater com a cabeça contra a parede devem ter em atenção que esta ferramenta tem uma sintaxe particular.

Esquecam o copy c:\origem\ficheiro d:\destino\ficheiro.

A partir de agora será robocopy c:\origem\ d:\destino ficheiros1 ficheiro2.

Existem inúmeras opções possíveis e serem usadas, mas são imensas as possibilidades que podem usar para as estarmos a enumerar.

Deixamos abaixo a ajuda do robocopy para que escolham as que querem usar.

——————————————————————————- ROBOCOPY:: Robust File Copy para Windows ——————————————————————————- Utilização:: ROBOCOPY origem destino [ficheiro [ficheiro]…] [opções]

origem :: Directório de Origem (unidade:\caminho ou \\servidor\partilha\caminho). destinatino :: Destination Dir (unidade:\caminho ou \\servidor\partilha\caminho). ficheiro :: Ficheiro(s) a copiar (nomes/caracteres universais: a predefinição ‚ “*.*”).

:: :: Opções de cópia: :: /S :: copiar Subdirectórios, excepto os que estiverem vazios. /E :: copiar Subdirectórios, incluindo os que estiverem vazios. /LEV:n :: copiar apenas os primeiros n níveis da árvore de directórios de origem.

/Z :: copiar ficheiros em modo reiniciável. /B :: copiar ficheiros no modo de Cópia de Segurança. /ZB :: utilizar o modo reiniciável; se o acesso for negado, utilizar o modo de Cópia de Segurança. /EFSRAW :: copiar todos os ficheiros encriptados em modo EFS RAW.

/COPY:sinalizadorescópia :: conteúdo a COPIAR para os ficheiros (predefinição: /COPY:DAT). (sinalizadorescópia : D=Dados, A=Atributos, T=Carimbos de data/hora). (S=Segurança=ACLs de NTFS, O=Informações do proprietário, U=Informações de auditoria).

/DCOPY:T :: COPIAR Carimbos de Data/Hora de Directórios.

/SEC :: copiar ficheiros com segurança (equivalente a /COPY:DATS). /COPYALL :: COPIAR TODAS as informações dos ficheiros (equivalente a /COPY:DATSOU). /NOCOPY :: NÇO COPIAR informações dos ficheiros (útil com o comando /PURGE).

/SECFIX :: CORRIGIR a segurança dos ficheiros em todos os ficheiros, mesmo os ficheiros ignorados. /TIMFIX :: CORRIGIR datas/horas em todos os ficheiros, mesmo o ficheiros ignorados.

/PURGE :: eliminar ficheiros/directórios de destino que já não existam na origem. /MIR :: Espelhar uma árvore de directórios (equivalente a /E em conjunto com /PURGE).

/MOV :: Mover ficheiros (eliminar da origem depois de copiar). /MOVE :: MOVER ficheiros E directórios (eliminar da origem depois de copiar).

/A+:[RASHCNET] :: adicionar os Atributos especificados a ficheiros copiados. /A-:[RASHCNET] :: remover os Atributos especificados dos ficheiros copiados.

/CREATE :: CRIAR árvore de directórios e ficheiros de comprimento zero apenas. /FAT :: criar ficheiros de destino através de nomes de ficheiros FAT 8.3 apenas. /256 :: desactivar suporte para caminhos muito longos (> 256 caracteres).

/MON:n :: MONITORIZAR origem; voltar a executar se forem apresentadas mais de n alterações. /MOT:m :: MONITORIZAR origem; voltar a executar em m minutos, se houver alterações.

/RH:hhmm-hhmm :: Horas de Execução – alturas em que poderão ser iniciadas novas cópias. /PF :: verificar horas de execução Ficheiro a Ficheiro (não por cada passagem).

/IPG:n :: Intervalo entre Pacotes (ms), para libertar largura de banda em linhas lentas.

/SL:: copiar hiperligações simbólicas em vez do destino.

/MT[:n] :: Criar cópias multithread com n threads (predefinição 8). n tem de ser pelo menos 1 e não pode ser maior que 30. Esta opção ‚ incompatível com as opções /IPG e /EFSRAW. Redireccionar os resultados através da opção /LOG para um melhor desempenho.

:: :: Opções de Selecção de Ficheiros: :: /A :: copiar apenas ficheiros que tenham o atributo Arquivo definido. /M :: copiar apenas ficheiros que tenham o atributo Arquivo e repor o atributo. /IA:[RASHCNETO] :: Incluir apenas ficheiros que tenham qualquer um dos Atributos especificados definido. /XA:[RASHCNETO] :: Excluir ficheiros que tenham qualquer um dos Atributos especificados definido.

/XF file [ficheiro]… :: Excluir Ficheiros que coincidam com os nomes/caminhos/caracteres universais especificados. /XD dirs [directórios]… :: Excluir Directórios que coincidam com os nomes/caminhos especificados.

/XC :: excluir ficheiros alterados. /XN :: excluir ficheiros mais recentes. /XO :: excluir ficheiros mais antigos. /XX :: Excluir ficheiros e directórios suplementares. /XL :: Excluir ficheiros e directórios isolados. /IS :: incluir os mesmos ficheiros. /IT :: incluir ficheiros optimizados.

/MAX:n :: Tamanho máximo de ficheiro – excluir ficheiros com um tamanho superior a n bytes. /MIN:n :: Tamanho mínimo de ficheiro – excluir ficheiros com um tamanho inferior a n bytes.

/MAXAGE:n :: ANTIGUIDADE máxima de ficheiro – excluir ficheiros com mais de n dias/data. /MINAGE:n :: ANTIGUIDADE mínima de ficheiro – excluir ficheiros com menos de n dias/data. /MAXLAD:n :: Data Máxima do último Acesso – excluir ficheiros não utilizados desde n. /MINLAD:n :: Data Mínima do último Acesso – excluir ficheiros utilizados desde n. (Se n < 1900 então n = n dias, caso contrário n = data em formato AAAAMMDD).

/XJ :: excluir pontos de Junção (normalmente incluído por predefinição).

/FFT :: assumir Tempos de Ficheiros FAT (granulação de 2 segundos). /DST :: compensar diferenças de tempo DST de uma hora.

/XJD :: excluir pontos de Junção para Directórios. /XJF :: excluir pontos de Junção para Ficheiros.

:: :: Opções de Repetição: :: /R:n :: número de Tentativas em cópias falhadas: a predefinição ‚ de 1 milhão. /W:n :: Tempo de espera entre tentativas: a predefinição ‚ de 30 segundos.

/REG :: Guardar /R:n e /W:n no Registo como predefinições.

/TBD :: espera para nomes de partilha A DEFINIR (erro de repetição 67).

:: :: Opções de Registo: :: /L :: Listar apenas – não copiar, colocar carimbo de data/hora ou eliminar quaisquer ficheiros. /X :: comunicar todos os ficheiros suplementares, não apenas os seleccionados. /V :: produzir saída Verbosa, com apresentação dos ficheiros ignorados. /TS :: incluir Carimbos de Data/Hora de ficheiros de origem na saída. /FP :: incluir Nome de Caminho Completo na saída. /BYTES :: imprimir tamanhos como bytes.

/NS :: Sem Tamanho – não registar tamanhos de ficheiros. /NC :: Sem Classe – não registar classes de ficheiros. /NFL :: Sem Lista de Ficheiros – não registar nomes de ficheiros. /NDL :: Sem Lista de Directórios – não registar nomes de directórios.

/NP :: Sem Progresso – não apresentar percentagem copiada. /ETA :: mostrar Hora Estimada de Recepção de ficheiros copiados.

/LOG:ficheiro :: enviar estado para ficheiro de REGISTO (substituir registo existente). /LOG+:ficheiro :: enviar estado para ficheiro de REGISTO (acrescentar ao registo existente).

/UNILOG:ficheiro :: enviar estado para ficheiro de REGISTO como UNICODE (substituir registo existente). /UNILOG+:ficheiro :: enviar estado para ficheiro de REGISTO como UNICODE (acrescentar ao registo existente).

/TEE :: enviar para a janela da consola e para o ficheiro de registo.

/NJH :: sem cabeçalho de tarefa. /NJS :: sem resumo de tarefa.

/UNICODE :: emitir estado como UNICODE.

:: :: Opções de Tarefa: :: /JOB:nometarefa :: tirar parâmetros do ficheiro da TAREFA especificado. /SAVE:nometarefa :: GUARDAR parâmetros no ficheiro de tarefa especificado /QUIT :: SAIR depois de processar a linha de comandos (para ver parâmetros). /NOSD :: NÃO foi especificado um Directório de Origem. /NODD :: NÃO foi especificado um Directório de Destino. /IF :: Incluir os seguintes Ficheiros.

Exit mobile version