Um dos problemas que tenho de forma recursiva é o esgotamento do espaço livre em disco. São tantas as aplicações que tenho de testar que inevitavelmente o espaço acaba. Para além de remover aplicações, uma das formas que tenho de sanear o problema é procurar por ficheiros anormalmente grandes e removê-los.
A forma que tenho de encontrar esses ficheiros é recorrer a aplicações que nos olham para o disco e que apresentam o espaço ocupado, de forma gráfica. Depois só tenho de navegar e encontrar os culpados de tal confusão no disco. Existem diversas soluções, umas mais completas que as outras e o RidNacs é uma delas!
Esta aplicação concentra na sua interface uma representação gráfica do espaço ocupado por cada uma das directorias no vosso disco. Podem escolher que directoria pretendem analisar e em função dessa escolha a informação será mostrada.
Podem depois de analisada a ocupação do disco podem, para cada uma das directorias, navegar e verificar a ocupação por cada uma das sub-directorias e toda a estrutura de ficheiros. Conseguem navegar até chegar aos ficheiros que estão dentro das directorias.
Um factor diferenciador do RidNacs face à concorrência é o facto de podermos agrupar ficheiros com um valor abaixo do que definirmos. Desta forma não vos é mostrada a lista interminável de ficheiros que compõem certas pastas. A visualização dos conteúdos fica assim mais simplificada.
O RidNacs tem a capacidade de analisar drives partilhadas em rede, disco locais ou directorias “avulso”. Toda a informação que for recolhida durante a análise do espaço em disco pode ser exportada para posterior comparação com outras analises. Os formatos de exportação são os normalmente disponibilizados (XML, HTML, CSV e TXT).
As configurações do RidNacs são resumidas. Podem apenas definir o valor a ser usado para agrupar ficheiros (1MB por omissão), a cor e a forma da barra de ocupação e o idioma a ser usado (Inglês ou Alemão).
O RidNacs é extremamente simples e rápido de usar. Conseguem facilmente ter informação do estado de ocupação do vosso disco rígido, drive de rede ou de uma pasta em particular.
É extremamente útil e será do vosso agrado pois é uma ferramenta muito simples. Usem-no com alguma frequência para determinar quais as directorias e os ficheiros que são os gulosos do vosso disco.