Pplware

Revo Uninstaller 1.87 – Remove até a sujidade mais difícil

Uma das minhas actividades lúdicas preferidas, dentro do mundo da tecnologia, é experimentar novas formas de lidar com inúmeras necessidades e inúmeros cenários de trabalho. Para isso testo exaustivamente milhares de aplicações por ano, elas estão patentes no pplware.com. Mas obviamente o sistema operativo sofre com tanta actividade.

O Windows só por si é uma ferramenta extraordinária, sabe lidar razoavelmente com tanta actividade ligada à instalação e sucessiva remoção de aplicações executadas sobre si. Mas não tem um método perfeito para remover todos os vestígios dos programas removidos. Isso, com o passar do tempo, causa graves problemas de performance e graves problemas de estabilidade do próprio sistema operativo. A profilaxia para evitar um fim desastroso chama-se Revo Uninstaller.


Quando utilizamos a ferramenta de desinstalação de programas no Windows, esta deixa para trás muito “lixo”, fragmentos da aplicação removida. Ficam linhas no registo, ficam dados do perfil, ficam pastas vazias, temporários, atalhos e uma panólia de outros componentes que o Windows não consegue remover. Por vezes são plugins ou dll’s que mais tarde vão trazer problemas.


Utilizando o Revo Uninstaller podemos ter logo de imediato a noção que temos mais material instalado do que aquele que o Windows nos mostra. Só por aqui se vê a exactidão do Revo. Uma análise rápida permite-nos avaliar o que está a mais.

Usando o Modo Caçador ou “Hunter mode” tipo “modo perdigueiro” a ferramenta actua de forma musculada sobre aplicações que teimam em não sair definitivamente do seu lugar. O processo começa por parar a execução automática do programa em causa, remove o modo de arranque automático e apaga as entradas no registo. Posteriormente remove toda a sequência de instalação, ficheiros, pastas, linhas de registo e bibliotecas, como podemos ver nas imagens seguintes.


Mas antes e usando o método normal, temos ao dispor 4 métodos:


Cada passo que dê, poderá ser acompanhado com muita informação. Todos sabemos que uma remoção de software, por vezes, leva o que não deve.


A ferramenta tem o cuidado de lhe questionar para detectar a sua hesitação, face ao que quer remover. Mas de facto a ferramenta é extremamente segura.


Após ter terminado a remoção pelos processos normais, o Revo Uninstaller vai pesquisar pelo disco e pelo registo tentando detectar o tal lixo que irá comprometer o desempenho do Windows e de outras aplicações existentes na máquina.


Conforme referi nos métodos, em cima, usando o método completo, o Revo irá ao infimo pormnor e exibirá uma relação de entradas no registo para eliminar. Seleccione a raiz ou apenas a entrada que entender. Por norma a raiz está associada só a esta aplicação que quer remover. Seleccione e clique o botão Apagar. De seguida faça Seguinte.


De seguida a ferramenta encontrará o lixo deixado no disco e terá de fazer o mesmo: seleccionar e botão Apagar. Novamente botão Seguinte após pagar.


Feito isto e porque há mais para trás, nem que sejam temporários, o Revo ainda oferece uma mão cheia de ferramentas para o ajudar a limpar minuciosamente o seu Windows. No menu do lado esquerdo poderá ver grupos de ferramentas.



Esta versão gratuita não oferece suporte a sistemas a 64bits. Peca neste ponto mas é a forma, ou uma das formas, de obrigar o utilizador a adquir a versão Pro.

A aplicação sofreu alguns melhoramentos principalmente porque foram corrigidos alguns erros aborrecidos e ganhou mais alguns idiomas no seu leque disponibilizado. Para que possa usar tranquilamente, use a versão portable e saberá se garante ou não.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Revo Uninstaller 1.87 [2.14MB] Download: Revo Uninstaller 1.87 Portable [2.39MB]
Homepage: RevoUninstaller

Exit mobile version