Um dos males que padecem todos aqueles que usam e abusam do Windows, é ter pastas dentro de pastas sem qualquer utilidade e porquê?
Porque estão vazias, sem qualquer ficheiro visível ou mesmo oculto. Claro que uma pasta pouco pesa tanto em espaço ocupado como em recursos do sistema, mas centenas delas os problemas agudizam-se. Depois este “lixo” provoca demoras nas pesquisas, provoca algum ruído na dinâmica do sistema operativo.
Na minha opinião devemos fazer algo. RED para os íntimos e Remove Empty Directories para os amigos, que na língua de Camões quer dizer, Removedor de Directorias Vazias, procura no sistema operativo pastas que não contenham qualquer objecto.
Simples de usar, com uma apresentação de resultados em “tree” , permitindo uma análise simplificada, esta aplicação ainda agenda processos para no futuro executar mais limpezas.
E é segura? Bem, a ferramenta não toca sequer no registo do Windows ou em pastas de sistema; no entanto tem um pequeno senão: quando usamos esta ferramenta ela identifica pastas vazias dentro das pastas das aplicações e algumas destas pastas são criadas para receber os ficheiros temporários que a aplicação gera em funcionamento. Ora se apagarmos estas pastas podem acontecer dois cenários: ou a aplicação gera novas pastas e nada haverá a notar ou… a aplicação deixa de funcionar!
Neste caso teremos de reinstalar a aplicação ou, em caso de conhecimento do nome e localização da pasta apagada criamos uma nova.
Tirando este pequeno pormenor, a aplicação ajuda em muito a uma limpeza destas pequenas futuras dores de cabeça.