Pplware

RegexRenamer – Renomear com regras

Trazer para a ordem o caos que se pode tornar o nosso disco não é tarefa fácil. Temos dezenas de ficheiros mal arrumados, em pastas que se espalham pelo nosso disco apenas a esperar que um dia os consigamos arrumar. Apesar de o sistema de indexação de ficheiros do Windows nos possa ajudar a encontrar a agulha no palheiro continuamos a ter o problema de arrumar os ficheiros.

Para dar uma ajuda nessa tarefa temos sempre a possibilidade de usar programas que renomeiam ficheiros com base em padrões, o que facilita a sua posterior colocação em pastas. O RegexRenamer vai um pouco mais longe.

Este programa, à semelhança de muitos outros consegue, com base em padrões definidos, renomear ficheiros. Mas tem vantagem que muitos outros não têm. O RegexRenamer utiliza expressões regulares para identificar padrões e assim escolhermos os ficheiros que pretendemos renomear.

Para quem não conhece o termo ou a utilização das expressões regulares, deixamos aqui a definição que a Wikipedia apresenta:

“Uma expressão regular (ou, um padrão) descreve um conjunto de cadeias de caracteres, de forma concisa, sem precisar listar todos os elementos do conjunto. Por exemplo, um conjunto contento as cadeias “Handel”, “Händel” e “Haendel” pode ser descrito pelo padrão H(ä|ae?)ndel. A maioria dos formalismos provêm pelo menos três operações para construir expressões regulares.

A primeira delas é a alternância, em que uma barra vertical (|) separa alternativas. Por exemplo, psicadélico|psicodélico pode casar “psicadélico” ou “psicodélico”. A segunda operação é o agrupamento, em que parênteses ((, )) são usados para definir o escopo e a precedência de operadores, entre outros usos. Por exemplo, psicadélico|psicodélico e psic(a|o)délico são equivalentes e ambas descrevem “psicadélico” e “psicodélico”. Por fim, a terceira operação é a quantificação (ou repetição).

Um quantificador após um token (como um caractere) ou um agrupamento especifica a quantidade de vezes que o elemento precedente pode ocorrer. Os quantificadores mais comuns são ?, * e +. O ponto de interrogação indica que há zero ou uma ocorrência do elemento precedente.

Por exemplo, ac?ção casa tanto “acção” quanto “ação”. Já o asterisco indica que há zero ou mais ocorrências do elemento precedente. Por exemplo, ab*c casa “ac”, “abc”, “abbc”, “abbbc”, e assim por diante. Por fim, o sinal de adição indica que há uma ou mais ocorrências do elemento precedente. Por exemplo, ab+c casa “abc”, “abbc”, “abbbc”, e assim por diante, mas não “ac”.

Essas construções podem ser combinadas arbitrariamente para formar expressões complexas, assim como expressões aritméticas com números e operações de adição, subtracção, multiplicação e divisão.

De forma geral, há diversas expressões regulares para descrever um mesmo conjunto de cadeias de caracteres. A sintaxe exacta da expressão regular e os operadores disponíveis variam entre as implementações.” [fonte Wikipedia]

De forma sucinta, as expressões regulares são operações que permitem identificar padrões em textos, permitindo desta forma conseguir tornar visíveis ou validar expressões.

Com base nesta “linguagem” o RegexRenamer consegue evidenciar ficheiros num conjunto grande e posteriormente consegue renomear esses mesmos ficheiros com texto que indiquemos e com os padrões que os fizeram sobressair.

Dos exemplos apresentados nas imagens fizemos sobressair os ficheiros cujo nome se inicie por The XX (^The XX), de seguida um ifen (-), tenham duas sequências de números de zero a nove ([0-9]{2}), outro ifen (-) e terminem com quaisquer caracteres tantas vezes quantas as possíveis (.+). A cada um destes quatro blocos  foi atribuída uma posição ($1,$2,$3 e $4) e que reutilizamos na zona de renomeação dos ficheiros ($2 – $4 [$1]). Neste caso, por exemplo, o primeiro ficheiro passa de The XX – 01 – Intro para 01 – Intro [The XX].

Esta linguagem não é complicada, necessita apenas de algum treino e de muita experimentação para que entendam a sua potencialidade e simplicidade.

Tendo como base esta liguagem conseguimos de forma simples, mas poderosa, manipular os nomes de ficheiros ou pastas. É ainda possível definir que devem ser ignorada a capitulação das letras, alargar o número de padrões a serem verificados ou activar o modo alargado de expressões regulares. Estas opções encontram-se na zona de Match e Replace, nas caixas de selecção /i, /g e /x.

A zona seguinte da barra de topo permite que forcemos a capitulação ou descapitulação dos caracteres, configuremos as sequências numéricas ou a forma como agimos sobre os ficheiros (mover, copiar ou efectuar um backup).

A última zona da barra de topo permite que apliquemos filtros aos ficheiros onde vamos querer aplicar os filtros e renomear.

Todo o processo de filtragem dos ficheiros a serem renomeados, recorrendo às expressões regulares, e a definição os nomes a serem aplicados pode ser acompanhado na janela da direita do RegexRenamer. Ai vamos vendo, do lado esquerdo e a azul os padrões a serem identificados e os novos nomes a aparecerem do lado direito também a azul.

O processo fica terminado após terem carregado no botão Rename.

Caso pretendam, o RegexRenamer permite que para além de renomear consigam também já arrumar os ficheiros nas pastas pretendidas e que as criem caso estas não existam. Essa opção pode ser activada na zona de opções.

E tal como podem renomear ficheiros, podem utilizar o RegexRenamer para renomear pastas do vosso disco. Sempre utilizando as expressões regulares.

Uma vez que nem todos conhecem e dominam bem as expressões regulares, o RegexRenamer vem munido de um manual completo para que possam efectuar as vossas experiências.

Utilizem esta ferramenta para manter o vosso disco mais arrumado e aproveitem todas as potencialidades que as expressões regulares vos oferecem. Conseguem fazer quase tudo com elas e sempre aprendem mais uma linguagem útil e de fácil compreensão.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/7
Download: RegexRenamer 1.2 [1.85MB]
Homepage: RegexRenamer

Exit mobile version