Pplware

Redmine, um gestor de projectos para quem programa

Quando se tem em mãos o desenvolvimento de um projecto de software, é indispensável ter sempre presente um sistema que nos permita gerir todas as etapas do desenvolvimento, seja para documentação, seja para controlo de prazos, entre outras e é essa gestão que vai definir muita das vezes a qualidade do software desenvolvido.

E é aí que entra o Redmine. Este software é uma ferramenta gratuita e de código livre que permite realizar toda a gestão de um projecto de software.

Com esta aplicação, os utilizadores irão conseguir gerir múltiplos projectos e sub-projectos associados. Para cada projecto poderão ter uma Wiki, onde será possível documentar tudo que seja relevante no âmbito do mesmo, poderão ter acesso a um Fórum para cada projecto, onde poderão ser realizadas discussões de forma a melhorar questões relativas ao mesmo e muito importante, será ainda possível gerir todos os seus prazos, quer seja através do calendário fornecido quer através de gráficos de Gantt, fazendo com que seja fácil definir os prazos necessários para cumprir cada uma das diferentes tarefas.

 

Vista Geral do Projecto

 

Actividade do Projecto

 

Registo de Problemas

 

Gráfico de Gantt

 

Calendário

 

Wiki

 

Para além de todas estas funcionalidades já referidas, o Redmine permite ainda aos utilizadores alimentar uma secção de notícias, uma secção de documentos e uma secção de ficheiros. Sendo que uma das suas principais características é o facto de ter suporte para qualquer plataforma, qualquer sistema de base de dados e estar disponível em 34 línguas diferentes.

Actualmente, o Redmine está na sua versão 3.0.1, lançada a 16 de Março deste ano, conta com milhares de utilizadores um pouco por todo o mundo nos mais variados sectores de actividades, tais como o sector público, educação, investigação, entre outros.

E com esta última versão, as características mais importantes presentes no Redmine são as seguintes:

 

Caso pretendam ver uma demonstração de como funciona esta plataforma, podem aceder à demonstração apresentada na página oficial da plataforma. Caso conheçam outras plataformas semelhantes a esta partilhem connosco as vossas sugestões.

 

Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM

Exit mobile version