Pplware

Recent Files – Aceda facilmente a ficheiros usados

Existem pequenas melhorias que todos os sistemas operativos deviam ter. São afinações ou parametrizações que se fossem implementadas acabariam por facilitar e muito a vida a todos os utilizadores. Felizmente existe quem desenvolva softwares que implementam essas melhorias.

No Windows, um exemplo dessas melhorias seria o facilitar o acesso aos ficheiros mais recentes do sistema operativo ou aos que foram mais recentemente alterados. Mas como o Windows tem apenas isso no menu iniciar ou nas aplicações, foi desenvolvida uma que incorpora essas funções no menu de contexto. Falamos do Recent Files.

O Recent Files incorpora no vosso menu de contexto um novo submenu que apresenta todos os ficheiros que foram recentemente acedidos ou que foram recentemente alterados.

Desta forma conseguimos ter “na ponta do rato” a lista dos ficheiros usados. Para a obtermos teríamos de aceder via menu Iniciar ou aceder aplicação a aplicação, o que seria muito trabalhoso. Fica assim facilitada a nossa interacção com o sistema operativo.

Para acedermos a essa lista basta que em qualquer lugar do Ambiente de Trabalho invoquemos o menu de contexto (botão direito do rato) e que entre-mos no menu Recent Files. Ai dentro temos duas listas, uma com os ficheiros mais recentemente acedidos e outra com os ficheiros que recentemente alterámos. A completar a lista, e para cada entrada, existe a data de acesso ao ficheiro (ou alteração) e o nome do mesmo. Caso seleccionem um ficheiro ele será aberto com o software que está configurado por omissão no Windows.

Existe ainda dentro desse menu a hipótese de acedermos a todas as configurações do Recent Files. As opções de configuração são várias e concentram-se na apresentação dos ficheiros.

Em primeiro lugar podemos definir que tipos de ficheiros pretendemos apresentar. Podemos ver os que foram mais recentemente acedidos, o mais recentemente alterados ou ambos. Podemos também definir o numero de ficheiros a apresentar e se pretendemos que os ficheiros com mais de X (valor a definir) sejam marcados com um asterisco. Por fim podemos definir o dia de início da semana para que a apresentação dos ficheiros possa contar uma indicação temporal.

Se têm por hábito trabalhar com muitos ficheiros e têm de recorrer periodicamente a eles, esta extensão para a Shell do Windows é a indicada para vos ajudar. Evitam ter de andar às voltas dentro do sistema operativo a procurar ficheiros que necessitam. O Recent Files devia vir incorporado no Windows ou ser uma função nativa dele.


Licença: Freeware
Sistemas Operativos:
Download [32bits]: Recent Files 1.0 Beta [262.50KB]
Download [64bits]: Recent Files 1.0 Beta [283.00KB]
Homepage: Recent Files

Exit mobile version