Nunca é demais proceder a serviços de manutenção no nosso computador. São alguns minutos perdidos mas podem ser muitos euros ganhos… ou não despendidos. Por vezes basta sabermos que o nosso computador está a aquecer demais porque tem lixo nos dispositivos de arrefecimento. Sabe se o seu computador tem febre?
Vem aí o verão e a situação de arrefecimento pode agudizar-se. Verifique a limpeza dos dispositivos de refrigeração, retire a massa térmica antiga e coloque nova. Mas primeiro veja as temperaturas do seu computador.
Uma das ferramentas que vos posso sugerir é o Real Temp. Esta aplicação portátil é uma óptima ferramenta de monitorização, além de estar atenta e dar informações em tempo real, permite ajustar alguns valores que o utilizador entenda como normais e optimizar a ferramenta a emitir alertas sonoros sempre que esses valores sejam ultrapassados.
Real Temp é um programa desenhado para monitorizar a temperatura dos chips Intel Core, Dual Core, Quad Core e Core i7 . Cada núcleo sobre estes processadores digitais tem um sensor térmico (DTS) que informa os dados relativos à temperatura TJMax que é a segurança máxima de funcionamento para a temperatura do CPU.
Conforme o seu CPU aquece, a distância TJMax diminuirá. Se esta chegar a zero, o processador irá iniciar uma técnica de compensação podendo abrandar o processamento optimizando a distância TJMax que ajudará o computador a funcionar à velocidade máxima com toda a segurança.
Mas há mais informações que poderá retirar desta ferramenta, veja na página da empresa, responsável também pelo nosso conhecido CPU-Z.