Real Spy Monitor é spyware na verdadeira acepção da palavra. Com software desta estirpe um utilizador mal intencionado consegue (com determinadas conjugações de esforços) monitorizar toda a actividade de um PC, isto inclui ter um log das teclas carregadas (keystrokes) sites que visitou, janelas abertas no seu sistema operativo, programas usados, screenshots do ecrã nas diversas actividades, documentos aberto e documentos criados.
Além desta lista o autor da façanha consegue ainda ter acesso às conversas dos programas de conversa (IM) tipo o messenger da AOL, ICQ, MSN, AIM, Yahoo Messenger, e também captura o conteúdo do nosso cliente de e-mail.
A aplicação pode correr em modo semi-camuflado aparecendo na barra de tarefas, junto ao relógio (Task Manager) e automaticamente envia os relatórios da actividade para um endereço de correio electrónico especifico. Também é possível usar no modo invisível, onde nem nos serviços do arranque do Windows este vem identificado.
Adicionalmente este serviço consegue fazer capturas de ecrã programadas, usando um filtro para definir quando deverá ser usada essa função. Esta aplicação é um produto comercial, devidamente identificada como spyware, talhada para espiar computadores, logo muitos dos antivírus e antispaywares não detectam a sua actividade. Seja como for os mais comuns como o NOD32 (o que eu uso) e outros que povoam o topo de utilização detectam a presença do programa.
Já sei que ao apresentar este tipo de programas alguns visitante se vão insurgir, é normal, mas se dominarmos o conhecimento podemos aprender autodefesa contra estas ameaças, muitas vezes são ameaças (recursos) usadas pela entidade empregadora, sim é uma verdade, não sei a legalidade do uso deste tipo de aplicações visto que interferem na privacidade do utilizador. Acesso ao correio de terceiros é crime!