Uma das excelentes funções que o Windows 7 tem é a possibilidade de termos acesso aos últimos documentos que editámos directamente da Jumplist dessa aplicação. É claro que para termos acesso a essa função necessitamos de ter as aplicações coladas na barra de tarefas e isso ocupa espaço valioso. Ainda para mais, necessitamos de ter todas as aplicações ali disponíveis, o que se pode tornar extremamente confuso.
Uma forma simples de ter acesso a toda essa informação, sem qualquer confusão no Ambiente de Trabalho ou na barra de tarefas, é recorrer a um pequeno software que descobrimos. O RDT (Recent Document Tracker) vai apresentar a lista de todos os documentos que acederam e editaram recentemente e ainda por cima separados por aplicação.
Na primeira vez que executamos o RDT, este vai indexar todo o conteúdo dessas diferentes listas, por forma a estar rapidamente capacitado a mostrar-vos a informação que pretendem.
Depois disso passam a ter na Área de Notificação do Windows um conjunto novo de ícones e em cada um podem ter acesso à lista dos mais recente documentos abertos, devidamente separados. Vão ter aí as principais aplicações do Office, PDF, vídeos e ficheiros de texto.
Ao clicarem com o botão direito do rato em cima de um desses ícones é mostrada uma janela que contem a lista dos documentos. Incluída aí está a informação da localização, números de edições, data de modificação e data do último acesso.
Se pretenderem, e caso a vossa lista seja demasiado longa, podem usar o campo de pesquisa para melhor identificarem o documentos pretendido.
Outra funcionalidade que o RDT permite é a fixação de um determinado ficheiro na sua lista. Desta forma vão sempre ter acesso a ele e à sua informação. Basta que o seleccionem e escolham essa opção no menu de contexto.
De notar que se limpam periodicamente o vosso PC com aplicações do género do CCleaner então o RDT não vos vai ser útil pois estão a limpar a lista dos documentos recentemente abertos. Se não usam, então esta aplicação é excelente.
Conseguem de forma rápida ter acesso à lista dos documentos acedidos e tudo isto de forma bem separada e sem qualquer mistura. Tudo está acessível de forma simples e rápida.