Na semana passada um colega pediu-me para passar em casa dele, tinha uns filmes mas não os conseguia abrir. Este povo tira cada coisa da net, o filme acabava de ganhar um Óscar e o jovem já o queria reproduzir em casa.
Bom, pirataria à parte, eu lá o ajudei a reproduzir o tal ficheiro, a extensão era a (des)conhecida .ratdvd.
Como é conhecida de alguns utilizadores, aqueles que normalmente estendem o conhecimento de transcode, ripping, shrinking, e outros termos de mecânica multimédia, deixo este pequeno post sobre o RatDVD.
ratDVD é um formato de ficheiro multimédia extraordinariamente comprimido, retirando e compactando todo o conteúdo de um DVD. Esta compressão produz resultados até um quinto do tamanho original, preservando no entanto todas as funcionalidades e qualidades de um DVD original como por exemplo menus, aspecto wideScreen, composição do DVD, 9 ângulo de vídeo, canais de áudio, making of, comentários visuais, características anamórficas da imagem, navegação pelos títulos, etiquetagem automática de temas, actores, directores.
Estas são só algumas das muitas características que muitas vezes se perdem ao executar um transcode num dvd original, tal não acontece com esta tecnologia.
O resultado da compactação, o .ratdvd, pode ser visualizado no player ratDVD agora na sua versão 0.78 que permite também gravar de novo o filme no formato DVD. Dentro desta ferramenta pode ver o conteúdo do ficheiro, pode permitir ou retirar conteúdos, diminuindo o peso total para gravação.